As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O hotel Montebelo Mosteiro de Alcobaça, explorado pelo Grupo Visabeira (sediado em Viseu), foi distinguido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) na categoria de Turismo. O galardão foi entregue na gala realizada na terça-feira (30 de maio) no Palácio Nacional da Ajuda.
O projeto da reconversão do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, classificado como Monumento Nacional, foi assinado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura. O espaço foi inaugurado em novembro último após um investimento de 24,5 milhões de euros. A unidade de 5 estrelas conta com 91 quartos e suites.
“O conceito do arquiteto Eduardo Souto Moura para ressuscitar o vetusto edifício foi inspirado no minimalismo e desapego da vida conventual, limpando o mesmo das inúmeras intervenções mais recentes e recuperando o espírito que marcou o imóvel ao longo dos séculos”, explica o Grupo Visabeira em comunicado.
“Esta visão de arquitetura conseguiu destacar o virtuosismo e qualidade de materiais nobres como a pedra, a madeira, as peles, o aço e o vidro, em perfeita união com as seculares raízes do edifício e o irrepreensível respeito pelas pré-existências e pela história do Mosteiro, acentuando desta forma a reversibilidade material que constitui uma referência desta intervenção”, acrescenta a empresa de Viseu.
Além da arquitetura do hotel, Eduardo Souto Moura foi também o responsável pelo design do mobiliário, que foi especialmente desenvolvido para o espaço da cadeia Montebelo, e pela decoração do espaço, onde integrou algumas peças de autor do colega de profissão Álvaro Siza Vieira.