Inês Azevedo

11 de 06 de 2021, 19:16

Lifestyle

Inês Ferreira: “a maquilhagem artística não tem limites”

Dá-se voz à maquilhagem artística. Para Inês Ferreira, a maquilhagem não tem de ser linear. O que é comum não é aqui imposto

Inês Ferreira Maquilhadora

Pinceladas sobre pinceladas. Tudo sobre o corpo humano. Desde purpurinas a latex, é assim que se constrói uma verdadeira obra de arte. Dá-se voz à maquilhagem artística. Amarelo com azul não tem de formar propriamente a cor verde, e para Inês Ferreira, a maquilhagem não tem de ser linear. O que é comum não é aqui imposto.

A jovem maquilhadora, de seu nome Inês Ferreira, herdou o gosto do seu pai pelo mundo das artes. Já viajaram por vários sítios do país, acabando por morarem lá durante uma temporada. Desde o Alentejo, Coimbra, Porto e atualmente, em Viseu. Cada canto, um encanto. E assim foi. Apaixonados pelos monumentos de cada cidade por onde passaram, pincelaram e retrataram aos seus olhos o que de melhor ela tem. “Lembro-me de ser pequenina e nós irmos para vários pontos turísticos das cidades e eu pegava sempre em papéis e em lápis. Sentava-me com o meu pai num banquinho ou na praia, desenhávamos cada pormenor da cidade”, refere Inês, nostálgica.

Apenas há três anos, guardou os lápis e os papéis, passando a usar maioritariamente pincéis, sombras e tintas. Através da visualização de vídeos no Youtube, a maquilhadora Inês Ferreira inspirou-se para produzir desenhos únicos e carregados de cores e de brilhantes. De preferência, tudo lilás.

Inês, ao olhar para trás, relembra que as maquilhagens não ficavam perfeitas. Ou então, para ela não era o suficiente. Até que decide dedicar-se a cem por cento neste ramo e apostar no seu futuro. “No primeiro ano que comecei a praticar fiz algo mais simples, comecei por tirar fotografias na altura sem nenhum equipamento, apenas com o telemóvel e fui assim investindo aos poucos. Com o Youtube aprendi algumas dicas de como melhorar as fotografias”, salienta.

Quando começou a partilhar nas redes sociais todos os seus trabalhos, começou por sentir o carinho dos seus poucos seguidores. Poucos, contudo, suficientes para motivarem Inês Ferreira a apostar na sua formação.
Dia após dia foi aumentando e ganhando posicionamento, no que concerne à maquilhagem artística. “Fico feliz quando me procuram para dicas e para trabalhos”, enaltece, recheada de satisfação. “O feedback foi tão bom que deixei de publicar fotografias do dia a dia, da natureza e do pôr do sol, uma vez que não tinha um feedback tão bom como quando publicava uma maquilhagem”. Os gostos, comentários e partilhas aumentavam. E o gosto pelo que fazia ainda mais. Já maquilhou várias pessoas, desde maquilhagens simples ou mais elaboradas. Latex ou sem latex. Seja para bailes de finalistas como para videoclipes. A maquilhagem não tem limites para Inês. “Prefiro fazer algo criativo e fora do normal”, remata.

Até que surge a ideia de dar um nome à sua página profissional. “Void” foi o termo eleito. “Um void é um buraco negro e daí pode surgir tudo. Podem vir cores e materiais, glitter, muitos lilases, muito cor-de-rosa”, explica-nos, empolgada.

Apesar do percurso ainda curto neste mundo das artes, Inês já arrecadou um leque de formações. “Tenho formação em Massagem de Estética e Bem-Estar, onde aprendi noções de Cosmetologia, Dermocosmética, Processos e Cuidados de Cicatrização, Cuidados de Pele e Epilação. Desde 2018 que o meu foco é a maquilhagem artística, caráter e efeitos especiais”, indica.

Grata pelo que conseguiu conquistar até aos dias de hoje, Inês Ferreira, orgulha-se de poder representar umas das marcas mais conhecidas no meio da maquilhagem, a NYX Professional Makeup. “Surge a proposta de representar a NYX quando a marca decide criar uma forma mais fácil de comunicar com os clientes” e Inês, sendo do distrito de Viseu, é a principal responsável por promover e maquilhar os clientes viseenses.

Inês tem como objetivo trabalhar a full-time nesta área. O caminho vai-se fazendo. Um talento fora da caixa. Maquilhagem de todas as formas e feitios. Não há regras. E esta é a Inês Ferreira.