Geral

30 de 04 de 2021, 15:04

Lifestyle

Khaganiço Orchestra e Francisca Rodrigues o que têm em comum?

São talentos natos e participaram em concursos da televisão portuguesa

palco cultura

Talento é o que não falta na região de Viseu. Representando os concelhos de Santa Comba Dão e de São Pedro Sul, foram até aos palcos dos concursos da televisão portuguesa mostrar as suas capacidades no mundo da música.

Para os Khaganiço Orchestra, tudo começou graças à filarmónica de São João de Areias, em Santa Comba Dão. Rafael Borges, membro da orquestra, conta que o grupo surgiu há cerca de nove anos, mas só nos últimos cinco é que ganhou mais destaque. “Com o surgimento de novos elementos, novas possibilidades, é que nos aplicámos mais no projeto e foi aí que surgiu, mais ou menos, a formação atual”, refere.

O músico explica que o nome surgiu pouco antes da primeira atuação do grupo. “Tivemos sempre bastante brio com atuações, com músicas e até com certas coreografias. Chegou a altura de entrarmos em palco e faltou-nos o nome, então alguém disse “caga nisso, o que interessa é a música” e assim ficou”, explica, entre risos, Rafael Borges.

O grupo atua em duas vertentes, a vertente de palco e a vertente de rua. Rafael menciona que em palco o grupo tem “acesso a mais instrumentos, por exemplo, a guitarra elétrica, baixo elétrico, bateria, adicionamos às vezes teclas, xilofone, lira, e outros instrumentos na percussão”. Em rua, estando mais limitados com os instrumentos elétricos, recorrem aos instrumentos de sopro ou percussão.

“Como temos instrumentos de sopro, temos muito alcance em várias músicas e gostamos mesmo de experimentar vários tipos de música. Por isso, somos mesmo muito abrangentes, não temos exatamente apenas um estilo definido”, declara o membro da orquestra, acrescentando que a grande ambição do grupo é gravar um CD “com algumas músicas originais”, sendo que, de momento, apenas têm covers.

Khaganiço Orchestra é constituído por 11 elementos, naturais de Santa Comba Dão, com idades entre os 20 e os 32 anos. O grupo está a participar na nova edição do “Got Talent Portugal”, na RTP.

Com raízes no concelho de São Pedro do Sul, Francisca Rodrigues, de apenas sete anos, sonha em ser cantora. A mãe, Rita Ribeiro, revela que a paixão da filha pela música surgiu aos quatro anos e que várias pessoas na família sempre estiveram ligadas à música e às artes.

“A Francisca sempre teve instrumentos musicais em casa. O acordeão, os pianos normais pequeninos da idade dela, e sempre gostou muito de levar para o colégio”, refere Rita Ribeiro, acrescentando que, neste momento, a filha está a aprender a tocar piano.

Com 5 anos, iniciou aulas de canto com o Zé Manel, vocalista dos Fingertips. Desde então, já lançou duas músicas originais, uma para o pai, Nuno Ribeiro, e outra numa formação na escola de atores, onde “cada aluno tinha que fazer a sua própria música”. “Ela ainda não sabia ler nem escrever, mas lá entendia e o professor musicalizou aquilo que ela escreveu”, declara a mãe.

Rita Ribeiro confessa que a Francisca é boa aluna, mas o que ela gosta mesmo de fazer é cantar, criar e inventar. “Ela quer mesmo ser cantora. É com gosto que ela faz o que faz”, salienta.

Francisca Rodrigues participou na edição do “All Together Now Kids”, na TVI, onde alcançou o terceiro lugar.