Geral

31 de 07 de 2022, 09:00

Lifestyle

Em Lamego, há livros que vão de porta em porta

Projeto "Livro à Porta" vai abranger todas as freguesias do concelho de Lamego, numa ação que visa dinamizar a leitura com livros cedidos pela Biblioteca Municipal

biblioteca livros genérico

Fotógrafo: D.R.

A Câmara de Lamego vai iniciar em agosto o projeto “Livro à Porta”, que entrega e recolhe, gratuitamente, livros da Biblioteca Municipal nas 18 freguesias do concelho, na residência de pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto é a resposta da Câmara “às pessoas com mobilidade reduzida, que querem manter o acesso à leitura”, refere a autarquia.

A iniciativa, promovida em parceria com a Biblioteca Pública Municipal de Lamego (BPML), “tem início em agosto” e vai permitir “o acesso à leitura a pessoas com mobilidade reduzida”.

“A leitura e a companhia de um livro deve ser acessível a todos os cidadãos, sobretudo, quando, por questões de saúde ou de idade, não conseguem deslocar-se até onde os livros se encontram”, sublinha o presidente da Câmara de Lamego.

Francisco Lopes destaca que o projeto “Livro à Porta” é, por isso, uma iniciativa de proximidade que vai democratizar o acesso à leitura e pode, até, ser determinante para combater a solidão e promover o bem-estar emocional de muitas pessoas”.

“A entrega e recolha dos livros são realizadas à porta de cada pessoa, gratuitamente, em todas as 18 freguesias do concelho. Basta, para isso, fazer a inscrição como leitor na Biblioteca Municipal de Lamego”, acrescenta o autarca.

Após a inscrição como leitor, o cidadão deve consultar na página da Internet da Biblioteca “o catálogo online onde se encontram todos os títulos disponíveis”. Cada utilizador “pode requisitar em simultâneo até dois livros”.

“Os livros selecionados devem ser requisitados através do email livroaporta@cm-lamego.pt”, sendo que as obras requisitadas são entregues e recolhidas “à quinta-feira, de 15 em 15 dias, à porta de cada munícipe”, especifica o município de Lamego.

A Biblioteca Municipal “disponibiliza também o número de telefone (254 614 013) para ajudar” os cidadãos, prestando “qualquer esclarecimento” sobre o projeto autárquico “Livro à Porta”, assim como sobre a página da internet da Câmara Municipal de Lamego.