Geral

04 de 06 de 2021, 17:29

Lifestyle

Leitura melhora saúde das crianças

Esta é uma das conclusões do estudo “Biblioterapia em contexto hospitalar na promoção da literacia em saúde

Crianças ler

Crianças, adultos com saúde mental debilitada, cuidadores, profissionais de saúde e contadores de histórias envolvidos em projetos de biblioterapia registam benefícios na saúde.

Esta é uma das conclusões do estudo “Biblioterapia em contexto hospitalar na promoção da literacia em saúde: a eficácia da storytelling”, das investigadoras Cristina Vaz de Almeida, , Alexandra Pinto e Cecília Nunes.

O projeto Nuvem Vitória - equipas de voluntariado que contam histórias de embalar, todas as noites, a crianças que estão longe dos seus ambientes familiares – foi selecionado para este estudo, sobre o qual são retiradas as seguintes conclusões:
- a intervenção, através das histórias e da criatividade usada junto de crianças hospitalizadas, permite melhorar o bem-estar destas crianças e intervenientes (pais e contadores de histórias);
- permite também melhorar a literacia em saúde das crianças internadas na dimensão da melhor compreensão e aceitação do uso dos instrumentos, dispositivos e outros equipamentos hospitalares, como sondas, agulhas e outros;
- as histórias contadas num determinado contexto (hospitalar) permitem que a biblioterapia tenha um papel relevante nos resultados terapêuticos para um maior bem-estar e contribuição geral para uma melhor literacia em saúde dos seus destinatários (incluindo pais e profissionais de saúde).

“Abraçamos sempre estas investigações com muito entusiamos, porque vêm comprovar aquilo que os nossos voluntários presenciam na leitura de histórias a crianças hospitalizadas e longe dos seus ambientes familiares: as crianças encaram o ambiente de hospital com menos nervosismo, ficam mais serenas e, portanto, mais predispostas para um descanso noturno”, refere Fernanda Freitas, presidente da Associação Nuvem Vitória.


A Associação foi fundada em 2016, desenvolve um trabalho voluntário único no mundo. Todas as noites, as equipas de voluntariado contam histórias de embalar a crianças que estão longe dos seus ambientes familiares. Tem como missão, desenvolver e promover materiais, ferramentas e competências que propiciem um ambiente favorável a uma noite de sono recuperadora junto de crianças hospitalizadas ou, atuando na sociedade civil em sentido mais lato e abrangente, das crianças em geral.