Geral

25 de 02 de 2024, 12:18

Lifestyle

Livros para assinalar Abril

Uma das quatro novas coleções intitula-se “Editores Portugueses”, que resulta de conversas de Jorge Reis-Sá, ex-diretor das Quasi Edições, encerradas em 2010, com Zeferino Coelho, da Editorial Caminho, e Guilhermina Gomes, do Círculo de Leitores

livros

Para assinalar Abril, a Imprensa Nacional (IN) tem previsto “várias publicações”, das quais destaca “Encontro dos Liberais, 1973: 50 Anos Depois”, do investigador António Araújo, “O Essencial sobre a PIDE”, da historiadora Irene Flunser Pimentel, e “Noticiar a Liberdade”, que reúne testemunhos de jornalistas que fizeram a cobertura do dia em que "a ditadura terminou e Portugal regressou à Democracia". Estes três títulos já estão disponíveis, segundo a Imprensa Nacional.
Uma das quatro novas coleções intitula-se “Editores Portugueses”, que resulta de conversas de Jorge Reis-Sá, ex-diretor das Quasi Edições, encerradas em 2010, com Zeferino Coelho, da Editorial Caminho, e Guilhermina Gomes, do Círculo de Leitores.
Outra coleção, 'J', é dedicada à joalharia portuguesa, e vai abrir com um livro dedicado a Tereza Seabra e outro a Alexandra de Serpa Pimentel; uma terceira coleção, 'M', é dedicada às marcas históricas portuguesas, cujo primeiro volume será sobre Marcas de Conservas; finalmente, a quarta coleção, Biblioteca de Dança, iniciar-se-á com “Dançar com o III Reich”, de Laure Gilbert, e “Dança e Poder”, de Maria João Castro.

No plano para este ano está previsto dar-se continuidade à publicação da Obra Completa de Teixeira de Queiroz (1849-1919), que usou o pseudónimo literário de Bento Moreno, e da Obra Completa de Maria Ondina Braga (1932-2003), com os romances “Noturno em Macau”, “Angústia em Pequim” e “A Personagem”.
A coleção Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa apresentará este ano mais autores, como Alexandre Herculano (1810-1877), de quem se publicará “Eurico, o Presbítero”, e Luís de Camões (1524-1580), de quem se assinalam os 500 anos do nascimento, com a sua epopeia “Os Lusíadas”.
A coleção Plural Letra Poema, que reúne letras de músicas portuguesas, terá livros de poemas de Mafalda Veiga e de Miguel Araújo.
Na área infantojuvenil, serão publicados novos títulos dedicados a Agustina Bessa-Luís e Luís de Camões, à Patinagem, ao Diário da República, à obra do artista plástico Almada Negreiros (1893-1970) na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, e à pintora barroca Josefa de Óbidos (1630-1684).