Geral

22 de 05 de 2022, 09:00

Lifestyle

Marcas e expressões portuguesas imortalizadas em coleção do Museu do Caramulo

Roupa, cartazes, bonés e autocolantes recordam antigas marcas nacionais ligadas ao mundo automóvel, além de expressões populares

merchan museu caramulo

Fotógrafo: D.R./Joel Araújo

O Museu do Caramulo lançou uma linha de merchandising para homenagear as antigas marcas nacionais ligadas ao mundo motorizado e também algumas célebres expressões populares que ficaram para a eternidade.

O espaço museológico de Tondela explica que a linha conta com diversos produtos, nomeadamente roupa “com uma coleção de t-shirts e sweatshirts de três históricas marcas portuguesas”.

Uma delas é a Sacor, fundada em 1937. Foi a primeira empresa petrolífera portuguesa a dominar todo o processo da importação, transporte, refinação e distribuição de petróleo e, ainda hoje, continua a ser uma marca recordada pelos amantes de clássicos.

Além da Sacor, é ainda homenageada a célebre marca de pneus Mabor e a marca de baterias Autosil, mas não só.

O Museu do Caramulo revelou também que a linha também recorda expressões tipicamente portuguesas como “carapau de corrida” ou “até choras”, uma frase associada às motorizadas, e para as quais foram concebidas imagens ilustrativas a partir de peças originais.

O Museu do Caramulo disponibiliza ainda outros produtos, com destaque para os cartazes de época, “reproduzidos em alta qualidade a partir dos originais” e que hoje fazem parte da coleção do próprio museu.

Os cartazes publicitaram produtos destinados a automóveis e também provas de competição como o Grande Premio de Fórmula 1, o Circuito de Cascais ou o Circuito de Montes Claros, além de bonés, imanes e autocolantes de marcas portuguesas.

Todos os produtos podem ser adquiridos online no site do Museu do Caramulo ou através do marketplace Speedflag.