Geral

30 de 04 de 2021, 11:33

Lifestyle

Melhores vinhos à prova para todos os gostos

O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo

vinhos

Os melhores vinhos portugueses vão ser colocados à prova junto de reputados especialistas nacionais e internacionais. A edição de 2021 do Concurso Vinhos de Portugal volta a contar com um leque de especialistas de renome no Grande Júri da iniciativa, com destaque para a estreia de Adrian Gardoph, director executivo do Institute of Masters of Wine (IMW), e Eric Boschman, sommelier da Bélgica.

Natural do Reino Unido, Adrian Gardoph é um profundo conhecedor do sector a nível global. Para além da direcção do IMW, Gardoph conta no seu currículo com a criação de uma agência global de negócios especializada em vinhos da África do Sul, uma empresa de consultoria do sector (Blackrock Wines), a primeira escola da Wine & Spirit Education Trust localizada na Rússia e a única empresa importadora de vinhos de excelência na Jamaica.
Eric Boschman é outro dos jurados estreantes no Concurso. Sommelier belga, é fundador de La Food and Wine Academy, autor de livros sobre vinho e presença regular em meios de comunicação social onde partilha o seu conhecimento sobre a área dos vinhos.

À semelhança das edições anteriores do Concurso Vinhos de Portugal, o Grande Júri volta a contar com a participação de Dirceu Vianna Junior, o primeiro Master of Wine brasileiro e o único de língua portuguesa, Bento Amaral, Diretor de Serviços Técnicos e de Certificação do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, e Miguel Pessanha, Chief Operating Officer da Sogrape Vinhos. O Grande Júri é presidido por Luís Lopes, fundador e diretor da revista Vinhos Grandes Escolhas.

São também conhecidos os nomes de mais especialistas internacionais que vão integrar o painel de avaliação do Júri Regular, responsável por avaliar os vinhos na primeira fase do Concurso, que decorrerá no CNEMA, em Santarém. Destaque para profissionais da Estónia (Rain Veskimae, sommelier e gestor do restaurante Mantel & Korsten, onde o foco é a gastronomia mediterrânea e vinhos, e Verner Lepp, distinguido o prémio de Segundo Melhor Sommelier do seu país) e Reino Unido (Emily Rowe, premiada com o Wines of Portugal Prize pela sua prestação no curso da Wine & Spirit Education Trust).

A primeira fase do Concurso decorrerá de 17 a 19 de Maio, no CNEMA, em Santarém, na qual os vinhos inscritos serão avaliados pelo Júri Regular. O Grande Júri irá reunir-se nos dias 20 e 21 de Maio para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os vencedores serão divulgados na Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 21 de Maio, em Setúbal.

O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação.