Geral

31 de 07 de 2022, 09:00

Lifestyle

Militar da Marinha lança livro sobre a cibersegurança

António Ramos Carvalho, natural de Cabanas de Viriato, escreveu “As informações na Segurança do Ciberespaço – Uma abordagem holística à segurança neste domínio”. É hoje chefe da Secção de Comunicações do Comando Naval

miltar-lança-livro-sobre-ciberespaço_web

Fotógrafo: D.R./Marinha

O primeiro-tenente António Ramos Carvalho, natural de Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, lançou recentemente o livro “As informações na Segurança do Ciberespaço – Uma abordagem holística à segurança neste domínio”.

O oficial da Marinha escreveu a obra, que resulta da investigação realizada enquanto frequentava o mestrado em Segurança de Informação e Direito no Ciberespaço no Instituto Superior Técnico, em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e a Escola Naval.

O livro, que tem um prefácio de Hélder Fialho de Jesus, aborda temas como o ciberespaço e a sua segurança, as informações, o conhecimento situacional e a partilha de informação e de informações.

“Neste ambiente de profunda volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, as informações, enquanto fonte de conhecimento das ameaças existentes no ciberespaço e da orquestração e condução de ataques, podem contribuir, significativamente, para a antecipação, prevenção e mitigação de ciberataques”, enaltece o autor.

António Carvalho, de 36 anos, é atualmente o chefe da Secção de Comunicações do Comando Naval.