Geral

27 de 11 de 2022, 09:00

Lifestyle

Montebelo inaugurou novo hotel no Mosteiro de Alcobaça

Cadeia do grupo Visabeira inaugurou novo hotel de cinco estrelas, desenhado por Eduardo Souto Moura. Investimento foi de 24,5 milhões de euros

montebelo aguieira inauguração

Fotógrafo: D.R.

A cadeia de hotéis Montebelo inaugurou recentemente a sua nova unidade turística no Mosteiro de Alcobaça. O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel é a nova oferta proposta pela marca presente em Portugal e Moçambique e que pertence ao Grupo Visabeira, sediado em Viseu.

A nova unidade de cinco estrelas com 91 quartos foi construída no Claustro do Rachadouro, datado do século XII e classificado como Monumento Nacional e Património Mundial da UNESCO, num investimento de 24,5 milhões de euros.

O projeto teve a assinatura do arquiteto Eduardo Souto Moura, que se inspirou “no minimalismo e desapego da vida conventual, limpando o mesmo das inúmeras intervenções mais recentes e recuperando o espírito que marcou o imóvel ao longo dos séculos”, como explica o Grupo Visabeira em comunicado.

“Esta visão de arquitetura conseguiu destacar o virtuosismo e qualidade de materiais nobres como a pedra, a madeira, as peles, o aço, o betão e o vidro, em perfeita união com as seculares raízes do edifício e o irrepreensível respeito pelas pré-existências e pela história do Mosteiro”, acrescenta. Eduardo Souto Moura também foi responsável pelo design do mobiliário, especialmente desenvolvido para o hotel, e pela decoração do espaço.

“Este projeto é um exemplo de como a articulação entre a atividade privada e o património público dá respostas à recuperação e manutenção de espaços, tendo a intervenção constituído uma responsabilidade incomensurável, dadas as condições de degradação em que se encontrava aquela ala do monumento”, enaltece a Visabeira.

O conglomerado económico acrescenta que a construção do novo hotel constituiu também “um enorme desafio à capacidade de engenharia e de adaptação do espaço ao conforto e segurança que contemplam a experiência hoteleira contemporânea, numa intervenção que valorizasse a existência social e cultural do património, integrando-o harmonicamente nas necessidades funcionais da unidade hoteleira, sem perder o espírito do edificado”.

O Grupo Visabeira realça que o Montebelo Alcobaça “tem capacidade e apetência para atrair múltiplos eventos, uma vez que dispõe de todas as condições técnicas e espaços únicos para congressos, banquetes e reuniões, existindo já inúmeras solicitações de reservas nesse sentido”.

O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel passa a ser o sétimo hotel da cadeia Montebelo Hotels & Resorts, que em janeiro de 2023 inaugurará, em Lisboa, no Chiado, a oitava unidade. A cadeia detém também seis hotéis e resorts em Moçambique.

O espaço foi recentemente inaugurado com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de várias personalidades, incluindo membros do Governo, gestores do Grupo Visabeira e Eduardo Souto Moura. O espaço foi benzido pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar.