Geral

07 de 05 de 2021, 12:34

Lifestyle

Mortágua assinala bicentenário da morte de Napoleão

As marcas deixadas pelos tropas francesas foram muitas, pois Mortágua foi das localidades do país onde os franceses mais tempo estacionaram

Napoleão

A Batalha do Bussaco é um marco na história da região e do país. O concelho de Mortágua desempenhou um papel histórico preponderante na movimentação das tropas francesas devido à sua “posição estratégica”.

As marcas deixadas pelos tropas francesas foram muitas, pois Mortágua foi das localidades do país onde os franceses mais tempo estacionaram, de 23 a 30 de setembro, à exceção das Linhas de Torres.

O bicentenário da morte de Napoleão dá o mote a uma agenda de eventos que decorrem em 18 municípios de Portugal até ao final deste ano, para destacar o património histórico-militar, material e imaterial, associado às invasões napoleónicas.

Será assim organizada uma conferência em cada município que convidará um orador para abordar o tema, permitindo um melhor conhecimento do que foi este confronto bélico.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal e das Entidades Regionais de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Centro de Portugal, Região de Lisboa e Alentejo Ribatejo, em articulação com os respetivos municípios, esclarece o Turismo de Portugal em comunicado.

Concertos, recriações históricas, exposições, sessões de cinema e debates estão entre as mais de 40 iniciativas previstas na Agenda de Eventos – Invasões Napoleónicas em Portugal, que se realizarão em edições virtuais e presenciais, com o objetivo de valorizar o património militar português e contribuir para a dinamização dos territórios, conclui.