Geral

08 de 01 de 2023, 09:00

Lifestyle

Músico viseense premiado pelo melhor projeto emergente

Guilherme Marta venceu recentemente o prémio de Melhor Projeto Musical Super Emergente na quarta edição do Festival Emergente

Guilherme Marta

Fotógrafo: D.R./Catarina Silva

O projeto musical “O Marta”, do artista viseense Guilherme Marta, venceu recentemente o prémio de Melhor Projeto Musical Super Emergente na quarta edição do Festival Emergente, que decorreu em Lisboa.

Depois de ter atuado no passado dia 28 de dezembro, o músico conquistou o principal prémio do Festival Emergente, que dá destaque ao “talento super emergente” da música portuguesa.

Guilherme Marta recebeu o prémio depois de ter editado o single "Fado à Portuguesa", que contempla as raízes do cancioneiro nacional e da nostalgia associada a ser-se português.

“O Marta” é o mais recente projeto de Guilherme Marta, que procura aqui a sua essência enquanto músico e produtor e promove uma abordagem contemporânea ao folclore polifónico das Beiras e à música tradicional. Já ao abrigo deste projeto, o artista lançou no último ano o álbum “Ó Moça é Folclore”.

Guilherme Marta começou o seu estudo musical em 2008, aprendendo piano e guitarra. Mais tarde forma a sua primeira banda de originais, intitulada de Blazerdog, que iniciou uma digressão em 2015, atuando em várias cidades como Viseu e Coimbra. A banda gravou ainda um single, antes do seu término em 2016.

No mesmo ano, Guilherme Marta iniciou os seus estudos na Universidade de Aveiro, onde tirou a licenciatura no curso de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações. Fez também parte da banda Bang Avenue, que lançou um EP e mais quatro singles.