academico scp b
friojpg
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Lifestyle » Percorrer memórias no parque de estacionamento do Forum Viseu

Percorrer memórias no parque de estacionamento do Forum Viseu

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid
10.10.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid
10.10.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Percorrer memórias no parque de estacionamento do Forum Viseu

A infância, a morte e o passado ultrapassado, um tempo concluído e imóvel, mas também o tempo suspenso, o passado presente e a surpresa, são elementos de uma instalação multidisciplinar que o Teatro Viriato promove no estacionamento do Forum Viseu.  
 
O Teatro Viriato vai inaugurar “Natureza Fantasma”, de Marco Martins com Fernanda Fragateiro, Gonçalo M. Tavares e a Companhia Maior, no dia 14 de outubro, quinta-feira, 18h30, no Forum Viseu, Estacionamento Piso -3. A entrada é gratuita. 

“Natureza Fantasma” é uma instalação multidisciplinar que parte de imagens de velhos álbuns de família dos intérpretes da Companhia Maior e de entrevistas sobre como essas imagens domésticas fixam e condicionam a nossa memória, num constante paradoxo entre um testemunho vivo e um tempo estacionário, vida mantida e morte adiada.  

“Terminal de Depósito”, “Epistemologia do Esquecimento”, “Retratos”, “Assombro” são momentos de um percurso por entre filmes projetados, um conjunto escultórico de Fernanda Fragateiro que sustém vozes, sons, objetos e fotografias, e as palavras de Gonçalo M. Tavares. 

Perante a impossibilidade da criação de um espetáculo teatral ao vivo, o convite da Companhia Maior a Marco Martins transformou-se nesta instalação filmíca, com forte dimensão plástica sonora e visual., com os intérpretes a partilharem memórias de infância e registos de tempos remotos. 

A Companhia Maior, composta por artistas maioritariamente com mais de 60 anos de idade, foi criada em 2010, com a missão de promover a criatividade na idade maior. Com estatuto de companhia em residência no Centro Cultural de Belém – onde “Natureza Fantasma” foi inicialmente apresentado -, tem trabalhado com várias gerações de criadores no contexto interdisciplinar da criação contemporânea, nas áreas da dança e teatro. 

“Natureza Fantasma” resulta de uma co-produção do Teatro Viriato com o Centro Cultural de Belém, a Companhia Maior e a Arena Ensemble. A instalação pode ser visitada no –3, até 24 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30, aos sábados e domingos, das 16h00 às 21h00. O acesso é gratuito.

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid

Outras notícias

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid

Notícias relacionadas

Procurar