Geral

23 de 04 de 2021, 17:30

Lifestyle

Projeto “365 Dias de Leitura” disponibiliza bibliotecas digitais pela cidade

As condições para participar estão disponíveis nas redes sociais do projeto, a partir de 23 de abril

livro 223

Viseu vai acolher o projeto “365 Dias de Leitura”, onde livros digitais irão ser disponibilizados em vários locais da cidade, a partir do dia 1 de agosto.

A ideia de Cláudia Sousa tem como objetivo “promover a leitura de livros e parte da ideia de que a leitura digital facilita a colocação de livros em lugares onde não existe espaço para livros em papel”, conta.

O projeto pretende ter um “efeito surpresa”, sendo que as bibliotecas digitais podem ser encontradas em diversos espaços “desde um jardim à central de camionagem, de um hotel a um cabeleireiro, passando por um café ou uma associação”, pode ler-se no comunicado do projeto.

Com formação na área de intervenção social, Cláudia Sousa refere que a ideia do projeto surgiu num trabalho que fez numa casa de abrigo com vítimas de violência doméstica, onde muitas mulheres não eram portuguesas. “Para mim, foi evidente naquele espaço que a leitura digital poderia, de facto, facilitar a leitura”, assinala.

Para a autora do projeto, as bibliotecas digitais possibilitam o acesso aos livros “ocupando pouco espaço”, permitem aos leitores “transportar a própria biblioteca” e também permitem o acesso a “livros em língua estrageira mais acessíveis do que comprados numa livraria ou mandados vir especificamente do estrangeiro”.

Financiado pelo Viseu Cultura 2021, o projeto “vai permitir, até ao final do ano, o acesso gratuito a mais de 300 livros, através de 15 leitores digitais, específicos para este tipo de leitura”, lê-se no comunicado. Pretende também ser “acessível a todos, incluindo pessoas cegas e de baixa visão”. Caso o confinamento retome ou se prolongue, o projeto funcionará em serviço domiciliário ou take-away.

O projeto “365 Dias de Leitura” pretende receber candidaturas de espaços com interesse em ter um leitor digital, onde também podem ser aceites sugestões de livros por parte dos estabelecimentos. As condições de adesão a este projeto estão disponíveis nas redes sociais (Facebook e Instagram), a partir de 23 de abril.