Geral

24 de 11 de 2021, 18:04

Lifestyle

Projeto de hotel e adega de Tabuaço vence prémio internacional de arquitetura

Quinta de Santo António Hotel and Winery ganhou prémio do World Architecture Festival na categoria de projetos de lazer

Quinta de Santo António Hotel and Winery

O projeto de um hotel e adega de Tabuaço, do atelier Sérgio Rebelo, venceu o prémio do Festival Internacional de Arquitetura, na categoria de projetos de lazer, tornando-se candidato a "edifício do ano", anunciou esta quarta-feira (24 de novembro) a organização.

Intitulado Quinta de Santo António Hotel and Winery (adega e hotel da Quinta de Santro António, em Adorigo), o projeto venceu um prémio do “World Architecture Festival” (WAF), na categoria de “Leisure Led Development: future projects”, sendo assim candidato a “Future building of the year”.

“Trata-se do único atelier de arquitetura em Portugal em competição na WAF”, sublinha a nota de imprensa.

Este projeto é considerado “uma oportunidade única para escrever uma nova página na extraordinária história milenar do Rio Douro, em Portugal”.

“Tanto a paisagem monumental, parte da região do Alto Douro classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, como a produção ancestral do vinho do Porto, exigem soluções arquitetónicas, elegantes, responsáveis e subtis”, lê-se na apresentação do projeto.

O comunicado explica que o design do hotel e da adega é o resultado “de uma leitura atenta de todos os elementos naturais e construídos” que caracterizam esta paisagem, o que se torna evidente “na escala da intervenção e na paleta de cores e materiais”.

Desta forma, foi criado “um edifício contemporâneo e harmonioso, capaz de fazer justiça ao seu património ambiental, cultural e humano”, sublinha.

Sediado no Porto e premiado internacionalmente, o atelier Sérgio Rebelo segue modelos sustentáveis de construção e de produção.

O WAF, considerado o maior evento arquitetónico internacional anual e que inicialmente estava programado para Lisboa, será um evento digital, a realizar de 1 a 3 de dezembro.

De acordo com o sítio da Internet do WAF, há planos para o regresso do festival a Lisboa, como evento híbrido, em 2022.