Geral

06 de 08 de 2023, 08:58

Lifestyle

Quando é que o calor se torna perigoso?

O calor combinado com a humidade elevada pode pôr em risco a vida dos seres humanos

calor viseu genérico nascentro

O calor pode ser sentido de forma muito diferente por nós, humanos. A humidade desempenha um papel importante nesse contexto, assim como o tempo que estamos expostos a temperaturas elevadas. No pior dos casos, o calor pode até ser fatal. Explicamos aqui as diferentes dimensões de medidas de calor.

Quando o tempo está quente, o nosso corpo tenta libertar calor através da transpiração e da evaporação associada a ela. Se a humidade aumentar, o sistema de arrefecimento do nosso corpo para. A razão para isto é que menos água pode evaporar no ar húmido.

O que diz o índice de calor?

Para exprimir este efeito em números, fala-se da temperatura sentida (considera temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento etc.) ou do chamado índice de calor. Por exemplo, a uma temperatura do ar de 36 graus e uma humidade relativa de 30 porcento, o índice é de 40 graus. Se a humidade subir para 60 porcento, o índice já é de 50 graus. O índice de calor é dado para a sombra, ao sol a sensação de calor pode geralmente ser ainda mais forte. No Mar Mediterrâneo, já se fizeram sentir temperaturas superiores a 50 graus este verão.

A estes níveis, qualquer atividade física deve ser reduzida ao mínimo, caso contrário existe o risco de insolação. As pessoas particularmente expostas a este risco são as que têm problemas cardiovasculares ou respiratórios pré-existentes, as pessoas com mais de 65 anos, os bebés e as crianças pequenas e as mulheres grávidas.

Qual é a temperatura do bolbo húmido?

Outra medida que é frequentemente utilizada neste contexto é a chamada temperatura de bolbo húmido. Diferente do índice de calor calculado, a temperatura de bolbo húmido é medida diretamente com um termómetro de medidor de humidade. Nesse tipo de medição, um pano húmido é colocado sobre a esfera do termómetro e ventilado. Por meio da evaporação do frio, a temperatura de bolbo húmido é estabelecida após algum tempo. Esta descreve a temperatura mais baixa a que pode arrefecer num ambiente através da evaporação.

Se esta temperatura de bolbo húmido atingir um limiar crítico, a temperatura do corpo deixa de poder ser regulada pela transpiração e é atingido o limite da adaptabilidade humana ao calor. Por conseguinte, esta temperatura é também designada por temperatura limite de arrefecimento. Até à data, a investigação presumia que este limite era de 35 graus. No entanto, um estudo realizado no ano passado mostrou que mesmo pessoas jovens e saudáveis sofriam de sobreaquecimento a uma temperatura de bolbo húmido de 31 graus.

Centenas de milhões de pessoas em risco

De acordo com o relatório, uma proporção significativamente maior da população mundial será afetada por um calor potencialmente fatal no decurso das alterações climáticas do que o inicialmente previsto. De acordo com o último relatório do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC), essas condições tornar-se-ão mais prováveis ao longo do século, especialmente na Índia e no Paquistão, no decurso dos rios Indo e Ganges.

Até mesmo na zona de mares muito quentes, como o Golfo Pérsico, que é frequentemente mais quente do que 30 graus, a interação do calor e da humidade pode ser perigosa. No sul do Irão, foi registado um índice de calor de quase 67 graus em 17 de julho de 2023. O recorde mundial do índice de calor mais elevado é de 78 graus e foi registado na Arábia Saudita em 8 de julho de 2003.

Tempo&Radar