Geral

13 de 11 de 2022, 09:00

Lifestyle

Queijaria de Mangualde premiada nos Óscares dos queijos

Requeijão Serra da Estrela DOP recebeu a distinção mais alta dos World Cheese Awards, que decorreram no País de Gales

queijaria vale da estrela mangualde

A Queijaria Vale da Estrela, em Mangualde, foi distinguida com o prémio Super Gold do World Cheese Awards, a mais alta distinção da iniciativa que é considerada como os “Óscares” do setor queijeiro.

A medalha foi entregue ao queijo Requeijão Serra da Estrela DOP, que foi também classificado como “o melhor entre os melhores em Portugal”. Já o Queijo Vale da Estrela Velho DOP foi distinguido com a medalha de bronze e selecionado na restrita lista dos melhores queijos do mundo naquela que foi a primeira participação da Vale da Estrela no World Cheese Awards.

Em comunicado, a empresa de Mangualde lembra que se trata de “um dos concursos mais reconhecidos a nível mundial que conta com mais de 30 anos e um painel de especialistas no júri provenientes de 38 países, e com os queijos avaliados em prova cega”.

O evento decorreu recentemente no País de Gales, onde foram provados 4.000 queijos de 40 países. O Requeijão Serra da Estrela DOP já tinha sido galardoado com duas medalhas de ouro recebidas em 2021 e 2022, ambos conquistados em concursos nacionais.

Já a distinção atribuída ao Queijo Velho DOP vem no seguimento do reconhecimento atribuído em 2019, em Paris, onde foi distinguido no Mondial du Fromage.

A Queijaria Vale da Estrela foi fundada por Jorge Coelho em 2016. O empresário e ex-político morreu em 2021, aos 66 anos.