Geral

11 de 06 de 2023, 09:00

Lifestyle

Quinta da Pacheca apresenta um novo vinho 'vintage'

Quinta de Lamego coloca no mercado o vinho Vintage 2021, que apresenta caraterísticas aromáticas fortes e se carateriza como um produto "superior"

quinta da pacheca vinhas lamego

Fotógrafo: Quinta da Pacheca

A Quinta da Pacheca, em Lamego, lançou recentemente o seu mais recente vinho do Porto. O Vintage 2021 foi vinificado num lagar de uvas retiradas a partir de “uma parcela de vinha muito velha”, revela a quinta.

“Trata-se de um vinho de grande intensidade aromática, destacando-se a fruta vermelha e preta, com alguma frescura mentolada. Na boca mostra muita estrutura, taninos bem presentes, elegância e um grande potencial de guarda, fazendo adivinhar que pode atravessar gerações”, explica.

O vinho da colheita de 2021 é lançado ao mercado após uma vindima marcada pela falta de chuva durante o mês de março, o que “potenciou a reduzida ocorrência de infeções de míldio”. As temperaturas amenas registadas na primavera e no verão “criaram boas condições para o desenvolvimento de oídio, que se manteve até ao Pintor, ou seja, quando começa a maturação dos bagos das uvas e a correspondente alteração da cor”, acrescenta a Quinta da Pacheca.

“Adicionalmente, a chuva da segunda quinzena de setembro provocou alguma podridão à vindima, levando a um processo de seleção apertado das uvas à entrada da adega. Quanto à produtividade, ela foi ligeiramente superior à média registada nos anos anteriores e, de um modo geral, há vinhos de grande qualidade feitos a partir de uvas antes da chuva e vinhos mais frescos, de menor intensidade, no final da vindima”, é explicado.

O facto de o vinho se chamar “Vintage” representa, para a Quinta da Pacheca, a qualidade superior de “uma colheita de vinho produzido num determinado ano e que lhe vai permitir um excelente envelhecimento em garrafa”.

Neste processo, o vinho é submetido ao Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, que o aprecia segundo critérios exigentes e decide se possui todas as características. Caso corresponda, é aprovado como “vintage”.