Geral

29 de 01 de 2023, 09:00

Lifestyle

Restaurante presta homenagem à região com nova carta gastronómica

Paço dos Cunhas, em Santar, lançou uma nova carta de inverno que apresenta refeições baseadas em produtos regionais

paço dos cunhas

O restaurante Paço dos Cunhas em Santar, no concelho de Nelas, lançou uma nova carta de inverno que pretende ser “um tributo aos produtos, às gentes e aos costumes da região”.

Nesta ementa, o chef Henrique Ferreira e a sua equipa aliaram o conceito de fine dining (refeições requintadas) a uma cozinha de conforto, utilizando ingredientes da estação com foco nos produtos regionais como os peixes do rio, os citrinos, a maçã Bravo de Esmolfe ou os carolos.

“Esta é uma das melhores épocas do ano para visitar a Beira Alta e experimentar a cozinha beirã – é tempo das lareiras e de celebrar à mesa, é tempo das abóboras, das romãs, das castanhas e dos míscaros. No Paço dos Cunhas desafiamos os clientes para uma experiência enogastronómica de fine dining que enaltece a tradição, com enfase nos produtos regionais e na sazonalidade, cruzando sabores do passado e do presente”, salienta Henrique Ferreira.

Nas entradas, o destaque vai para a Broa de Milho, o Figo e Queijo e o Fígado de Cebolada, além do Coelho à Mirra, uma receita típica de Santar reinventada pelo restaurante, do Pastel de Massa Tenra de Pintada com Molho de Cabidela e Estragão e dos Legumes de Inverno.

Quanto aos pratos de peixe, o Paço dos Cunhas propõe a Massada de Peixe dos Nossos Rios, que consiste numa massa fresca confecionada com achigã, carpa ou boga e amêijoas, guarnecida com um torresmo de peixe aromatizado com hortelã da ribeira. Destacam-se ainda o arroz Malandrinho de Ostras de Aveiro e Algas, a Tiborna de Bacalhau e a Cataplana de Carabineiro.

Já na carne, as sugestões passam pela Cevada de Pato, Cenoura e Toucinho, pelo Cabrito das Serras em Massa Folhada ou pelos Carolos em Vinha d’Alhos e Cachaço de Porco Bísaro.

As sobremesas incluem a Tartelete de Maçã Bravo de Esmolfe, as Castanhas Assadas com Moscatel e as Farófias com Laranja Tostada. Para terminar, os clientes podem escolher entre o Bombom de Arroz-Doce e o Bolo Rei Crocante.

A cozinha do Paço dos Cunhas pode ser apreciada com um serviço à carta ou através de dois menus de degustação fixos, “Origens” e “Santar”, com ou sem harmonização de vinhos. Mas, este ano, volta a ser possível optar pelo menu “Nas Mãos do Chef”, onde toda a experiência de degustação é uma seleção exclusiva feita pelo chef Henrique Ferreira no momento.

O Paço dos Cunhas está instalado num imponente edifício de granito datado de século XVII, no centro da vila de Santar, na região do Dão.