Geral

16 de 11 de 2021, 16:39

Lifestyle

Retinopatia Diabética, mais uma forma de prevenir esta doença.

Novembro,…o mês em que todos os diabéticos deverão ser sensibilizados das consequências da Diabetes

Olho

O que é a Retinopatia Diabética?
A retinopatia é uma doença ocular. Uma complicação muito frequente nas pessoas que têm Diabetes e que pode levar a perdas de visão e, em casos mais extremos, à cegueira. É mais comum em doentes que não controlam os seus níveis de glicémia (açúcar no sangue).
É uma doença que evolui lentamente, sem sintomas e por isso uma das principais causas de cegueira evitável, afetando diabéticos de todas as idades. A Retinopatia Diabética evolui de forma diferente, de pessoa para pessoa. Quase metade dos diabéticos já tem algum nível de Retinopatia Diabética. 80% dos doentes há mais de 10 anos sofrem de Retinopatia Diabética.

Quais os sintomas da Retinopatia Diabética?
A maioria dos doentes com Retinopatia Diabética não sente nenhuma alteração até a doença já estar muito avançada, sendo muitas vezes tarde demais para recuperar a visão perdida ou reverter os sintomas.

Quando os sintomas se começam a revelar, estes podem incluir:
Visão Turva – pode notar maior dificuldade a ler ou a conduzir e pode começar a sentir dificuldade em reconhecer as pessoas.
Pontos negros ou flutuantes no campo de visão (moscas ou teias de aranha).
Flashes de luz.
Perda súbita da visão.

A única forma de evitar a cegueira da Retinopatia Diabética é prevenir e detetar atempadamente as suas complicações.
Existe desde há uns anos, um sistema de detecção de Retinopatia Diabética automatizado (Tecnologia Retmarker), que com um simples exame (Retinografia Digital), rapidamente dá a informação ao doente se apresenta algum grau de Retinopatia Diabética. Este método é eficaz, fiável e auxilia o clínico a tomar a melhor decisão. Esta tecnologia conta com a colaboração da AIBILI (Association for Innovation Biomedical Research on Light and Image), um prestigiado instituto científico de oftalmologia baseado em Coimbra.

Não descuide a sua visão.
Fazer uma avaliação atempada pode fazer toda a diferença!

Tiago Parente
Optometrista no Institutoptico de Viseu