Geral

06 de 11 de 2022, 08:37

Lifestyle

Sabe há quantos anos foi criado o Centro de Instrução de Operações Especiais de Lamego?

Veja os principais acontecimentos registados no dia 6 de novembro, hoje que é o dia Internacional do Bodyboard

ctoe lamego

Principais acontecimentos registados no dia 6 de novembro, Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempo de Guerra e Conflitos Armados e Dia Internacional do Bodyboard:

1656 - Morre D. João IV.

1772 - O Marquês de Pombal oficializa o ensino primário em Portugal.

1854 - Nasce o compositor norte-americano John Philip Sousa.

1860 - Abraham Lincoln vence as eleições presidenciais dos EUA.

1869 - Disputa-se aquele que todos consideram ter sido o primeiro jogo de futebol americano da história entre a Rutgers University e os seus vizinhos da Princeton University.

1893 - Morre, aos 53 anos, em São Petersburgo, o compositor russo Piotr Ilich Tchaikovsky.

1913 - Mahatma Gandhi é preso pela primeira vez, quando liderava uma marcha de mineiros em protesto.

1919 – Nasce, no Porto, a poetisa Sophia de Mello Breyner.

1921 - O Teatro Ginásio de Lisboa é destruído por um incêndio.

1929 - Morre o pintor Columbano Bordalo Pinheiro.

1936 - Guerra Civil de Espanha. Começa o cerco de Madrid, pelas forças falangistas de Franco. O Governo republicano muda-se para Valência.

1959 - É criado o Centro de Instrução de Operações Especiais de Lamego.

1962 - A Assembleia-geral das Nações Unidas aprova a aplicação de sanções económicas à África do Sul pela política de discriminação racial.

1968 - Começam, em Paris, conversações para a paz no Vietname.

1975 – Debate televisivo na RTP entre o líder socialista Mário Soares e o secretário-geral do PCP, Álvaro Cunhal. Soares acusa o chefe dos comunistas de querer instaurar uma nova ditadura no país. Cunhal que o considera o chefe da reação responde com uma frase que fica célebre: “Olhe que não, doutor, olhe que não…”.

1979 - Demite-se o Governo iraniano. O primeiro-ministro Mahdi Bazargan é afastado por divergências com Ayatollah Khomeini.

1984 - Ronald Reagan é reeleito presidente dos EUA.

- Três elementos da Polícia Secreta polaca confessam o assassínio do padre Jerzy Popieluszko.

1985 – Posse do X Governo Constitucional. Primeiro-ministro é Cavaco Silva.

1990 – Morre, aos 64 anos, o ator português Carlos Wallenstein.

- A Hungria adere ao Conselho da Europa.

1992 – Morre, aos 50 anos, o cavaleiro tauromáquico Gustavo Zenkl.

1996 - A Croácia adere ao Conselho da Europa.

1997 - Mário Soares e Álvaro Cunhal discutem o futuro da União Europeia num programa de televisão, reeditando o debate de 1975.

1999 - Artur Santos Silva, presidente da sociedade Porto 2001, põe o lugar à disposição do ministro da Cultura.

2001 - Os EUA duplicam o número de soldados das suas forças de elite no Afeganistão.

2002 - Começa, em Lisboa, a demolição do Estádio José Alvalade, inaugurado a 10 de junho de 1956.

2003 - O grupo têxtil Melka encerra as duas últimas empresas em Portugal, deixando no desemprego 308 trabalhadores.

- É apresentada no Parlamento a auditoria da Inspecção-Geral de Finanças às contas do antigo Fundo de Defesa Militar do Ultramar.

- A sonda espacial norte-americana Voyager 1, lançada 26 anos antes, abandona o sistema solar.

2004 – Descarrilamento de comboio nos arredores de Londres, junto a passagem de nível, causa 150 feridos.

2005 - Cerca de 1300 carros incendiados, dez polícias antimotim feridos e 312 pessoas detidas, em bairros suburbanos de diferentes regiões de França, no 11.º dia de violência.

2006 - A TAP chega a acordo com o grupo Espírito Santo para a compra da Portugália, por 140 milhões de euros.

- Os Estados Unidos e a União Europeia criam um grupo de contacto para melhorar a cooperação em matéria de justiça criminal, essencialmente na luta contra o terrorismo.

- Um tribunal italiano condena a dez anos de prisão um cidadão egípcio, tido pela justiça espanhola como um dos cérebros dos atentados de 11 de março em Madrid, por associação criminosa com o terrorismo internacional.

- Os movimentos palestinianos Hamas e Fatah chegam a um princípio de acordo para a formação de um governo de unidade nacional.

- O compositor português José Manuel Mesquita Lopes, com o tema “Estudo com sequência”, é um dos vencedores do I Concurso luso-espanhol de composição para guitarra clássica “Cidade de Badajoz”.

- Morre, aos 81 anos, Bulent Ecevite, antigo primeiro-ministro turco.

2007 - O primeiro-ministro anuncia a ampliação dos cuidados do Serviço Nacional de Saúde, que integrará pela primeira vez programas nacionais de saúde oral, de vacina contra o cancro do colo do útero e de apoio à procriação medicamente assistida.

- Uma operação contra 20 alegados terroristas conduz à detenção de 15 suspeitos em Portugal, França, Itália e Reino Unido, segundo as várias autoridades envolvidas. A Eurojust, organismo de cooperação judiciária da União Europeia, afirma que a rede pan-europeia, tem uma ligação clara à Al-Qaida e teria programado ataques terroristas em Itália, no Afeganistão, no Iraque e nos países árabes.

- A maioria socialista aprova, com os votos contra de toda a oposição, o novo Estatuto do Aluno, que permite que os estudantes passem de ano sem frequentar as aulas, desde que sejam aprovados nas provas de recuperação.

- Um acidente com um autocarro na A23 resulta na morte de 17 alunos da Academia Sénior de Castelo Branco.

2008 - Cerca de 2.000 sindicalistas da CGTP desfilam até à Assembleia da Republica para manifestar o seu repúdio pelo Código do Trabalho e prometem "continuar a lutar no terreno" contra a nova legislação.

- A MTV atribui a título excecional o prémio "Lenda da música" a Paul McCartney, que com os Beatles colocou Liverpool no centro do mapa da música pop rock a partir dos anos 1960.

- Morre, aos 84 anos, o pintor Raul da Costa Camelo, em Paris, onde vivia desde 1950. Raul Costa Camelo expôs com frequência em França e Portugal. Os críticos de arte qualificam a sua obra abstrata como de uma "modernidade intemporal".

2012 – Morre, aos 98 anos, Maxime, mais velho líder religioso ortodoxo da Europa, patriarca da Igreja Ortodoxa búlgara.

2013 – Morre, aos 92 anos, Jorge Dória, ator brasileiro.

2014 - O Tribunal Constitucional dá "luz verde" aos aumentos dos descontos para a ADSE e outros subsistemas de saúde do Estado, aprovados em maio, diploma cuja fiscalização tinha sido pedida pelo PCP, BE e PEV, em junho.

- Morre, aos 79 anos, José Malaquias Pinela, um dos dirigentes sindicais que fez parte da fundação da CGTP-Intersindical.

2019 - O Presidente da República condecora, a título póstumo, a escritora e poeta Sophia de Mello Breyner Andresen com o Grande-Colar da Ordem de Sant'Iago da Espada, um alto grau concedido a chefes de Estado estrangeiros.

- Morre, aos 82 anos, Robert Freeman, fotógrafo e realizador britânico, conhecido pelo seu trabalho com os Beatles.