Geral

13 de 06 de 2021, 15:34

Lifestyle

Samuel Úria, Carlão, Dino D'Santiago, e Capicua entre os mais nomeados aos prémios Play

Nesta edição, pela primeira vez, os nomeados foram escolhidos pela Academia Play, que reúne cerca de 300 profissionais do setor

Samuel Úria

Fotógrafo: Rita Carmo

Carlão, Dino D’Santiago, Capicua e os Clã então entre os artistas e bandas nomeados em várias categorias da 3.ª edição dos Play - Prémios da Música Portuguesa, cujos vencedores serão conhecidos em 08 de julho, em Lisboa.

Para o prémio de Melhor Álbum estão nomeados Dino D’Santiago, com “Kriola”, Capicua, com “Madrepérola”, Bispo, com “Mais antigo”, e os Clã, com “Véspera”.

Os Clã disputam ainda o prémio de Melhor Grupo com os HMB, os Os Quatro e Meia e os Wet Bed Gang.
Dino D’Santiago compete também pelo prémio de Melhor Artista Masculino, com Carlão, Samuel Úria e Sérgio Godinho, e Capicua pelo de Melhor Artista Feminina, com Bárbara Tinoco, Carolina Deslandes e Mariza.

Os nomes de Dino D’Santiago e de Carlão voltam a surgir nas categorias de Melhor Videoclipe e de Canção do Ano, com os temas “Kriolu”, com Julinho KSD, e “Assobia para o Lado”, respetivamente. Além disso, a canção de Stereossauro “A noite”, na qual Carlão participa juntamente com Mariza Liz, também está nomeada nestas duas categorias.

Na corrida ao prémio de Melhor Videoclipe entra ainda “+351 (Call me)”, de Nenny, e ao de Canção do Ano “Sei lá”, de Bárbara Tinoco, “Louco”, de Piruka com Bluay, e “Tribunal”, de ProfJam e benji price.
Ao prémio Artista Revelação estão nomeados Chico da Tina, Cláudia Pascoal, Pedro Mafama e Cyro.
Para o prémio Lusofonia foram nomeados “Te gusta”, de MC Kevinho, “Étudo pra ontem”, de Emicida com Gilberto Gil, “Nzambi” do projeto Esperança (que junta Paulo Flores e Prodígio), e “Inesquecível”, de Giulia Be e Luan Santana.

O prémio de Melhor Álbum de Fado será disputado por “Do Coração”, de Sara Correia, “Mariza canta Amália”, de Mariza, “Amália por Cuca Roseta”, de Cuca Roseta, e “Buba Espinho”, de Buba Espinho.
Pelo prémio de Melhor Álbum de Jazz competem “Dianho”, de André Fernandes, “Dice of Tenors”, de César Cardoso, “Portrait”, de João Barradas, e “Evidentualmente”, dos NoA.

Ao prémio de Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita estão nomeados “Duarte Lobo: Masses, Responsories & Motets”, dos Cupertinos, “Il Mondo della Luna de Pedro António Avondano”, de Os Músicos do Tejo, “Luís de Freitas Branco / Sonatas”, de Vasco Dantas, Isabel Vaz e Tomás Costa, e “Joly Braga Santos – Complete Chamber Music III”, de Olga Prats, Leonor Braga Santos, Irene Lima, Luís Pacheco Cunha, António Saiote e outros.

No dia 08 de julho, serão ainda atribuídos os prémios Crítica, cujo vencedor é escolhido por um grupo de dez jornalistas, e Carreira, com a escolha do galardoado a ser feita pelas direções da Audiogest e da GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas.

Nesta edição, pela primeira vez, os nomeados foram escolhidos pela Academia Play, que reúne cerca de 300 profissionais do setor.

A academia é constituída em cerca de dois terços por produtores musicais, agentes e 'managers', artistas, técnicos de som, iluminação, vídeo e 'backline', promotores de festivais e grandes eventos musicais, e programadores de auditórios, enquanto o restante terço é constituído por profissionais de rádio, televisão, imprensa, digital, atores, apresentadores e outros membros da sociedade civil, bem como representantes dos patrocinadores dos prémios.
Serão também os membros da Academia Play a escolher os vencedores.