Geral

28 de 01 de 2022, 11:34

Lifestyle

Termas Motorfest vai pôr S. Pedro do Sul a andar sobre rodas

Evento vai decorrer em fevereiro com dois provas de rali, mais de 100 carros de competição e outros eventos na agenda

termas motorfest spsul

Fotógrafo: D.R./Câmara de S. Pedro do Sul

O concelho de S. Pedro do Sul vai receber, em fevereiro, o evento Termas Motorfest. A iniciativa é descrita como um “evento inovador” que vai decorrer entre os dias 11 e 13 com dois ralis: o Rali Cidade Termal e o Termas Rali Histórico.

As duas provas vão contar com mais de uma centena de carros de competição. O vice-presidente da Câmara de S. Pedro do Sul, Pedro Mouro, realça a importância deste novo evento e do desporto motorizado para o concelho.

“S. Pedro do Sul sempre teve muitos pergaminhos nos desportos motorizados e, em particular, no rali com passagens que, ao longo dos anos, se tornaram ícones da modalidade sobretudo pelas caraterísticas do nosso concelho, pelas paisagens, pelo piso e pela capacidade hoteleira nos últimos anos”, afirma.

O autarca sublinha também que o concelho tem tido “um número cada vez maior de pilotos que costumam participar nos mais diversos ralis” e que o Termas Motorfest será “uma forma de os promover e homenagear”.

“De há três anos para esta parte, temos desenvolvido algumas conversas com entidades como a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e os nossos pilotos de S. Pedro do Sul para a necessidade de realizarmos um evento que seja muito mais do que um rali”, acrescenta.

Pedro Mouro adianta ainda que o Termas Motorfest vai muito para além do desporto automóvel com “um fim de semana inteiro que acaba por ser a festa do motor”.

“Para além das provas de rali, tem também uma exposição de carros antigos, passagens de modelos, eventos gastronómicos e experiências nas nossas termas. É um evento que não é só para os pilotos e os amantes da modalidade, mas também para toda a família para que as pessoas possam vir a S. Pedro do Sul passar o fim de semana e poder usufruir de outras valências”, explicita.

O vice-presidente da autarquia espera que o evento marque “a modalidade, a região e, acima de tudo, a rentrée turística pós-Covid”.

“Os últimos meses têm sido de alguma diminuição de turistas e este mês de janeiro acabou por estar muito parado. Portanto, este evento vai ser uma alavancagem na promoção e atividade turística do nosso concelho”, conclui.