Geral

29 de 04 de 2022, 16:46

Lifestyle

Tour saudável arranca segunda-feira nas termas da região com Miguel Gameiro

Termas de Sangemil, em Tondela, estreiam o ‘tour’ saudável organizado pela rede Termas Centro

termas sangemil tondela

As Termas de Sangemil, em Tondela, estreiam na próxima segunda-feira (2 de maio) um ‘tour’ saudável organizado pela rede Termas Centro. Com a participação do músico e chef Miguel Gameiro, a iniciativa vai passar pelas 20 estâncias termais da região Centro para dar música e confecionar pratos regionais.

O coordenador da rede, Adriano Barreto Ramos, lembra que o objetivo é “mostrar e apresentar as termas como aquilo que elas são, ou seja, lugares saudáveis e de bem-estar”.

“O ser saudável hoje é mais do que a parte terapêutica que as pessoas associam normalmente às termas. Antigamente, as pessoas associavam-nas ao turismo há muitos anos. Agora, está mais associado à parte terapêutica, mas nós não podemos esquecer também da alimentação, que tem um papel fundamental no estilo de vida saudável que queremos transmitir às pessoas”, diz.

Segundo o responsável, nesta iniciativa, Miguel Gameiro irá usar “um ingrediente endógeno típico da região e usá-lo na confeção de um prato”. “Depois, as receitas vão ficar disponíveis na Internet e editadas num livro que todas as pessoas podem fazer download”, acrescenta Adriano Barreto Ramos.

O coordenador do Termas Centro revela ainda que são muitos os produtos que vão ser usados na “Tour Saudável”. “Vão desde o mel ao queijo, onde temos variadíssimos tipos desde a Beira Baixa e a Beira Alta à Serra da Estrela, além do cabrito”, afirma.

Nesta iniciativa, Miguel Gameiro irá elaborar uma receita em cada um dos locais termais da região. Os pratos serão depois “disponíveis não só para as termas em questão, mas para todas as termas”. A juntar ao showcooking, está também prevista a atuação de Miguel Gameiro em cada uma das estâncias termais.

“Acreditamos que esta seja uma iniciativa diferenciadora. Em cada uma das estâncias termais gostaríamos também de associar um pequeno mercado local, com os produtores da região a divulgarem os seus produtos locais”, conclui Adriano Barreto Ramos.

Miguel Gameiro vai passar pelas Caldas da Felgueira (Nelas) no dia 13 de maio, pelas Termas de São Pedro do Sul no dia 14, pelas Termas de Alcafache no dia 15 e pelas Termas do Carvalhal (Castro Daire) no dia 29.