Geral

13 de 01 de 2022, 18:05

Lifestyle

Trabalho de aluno de Viseu em coleção de selos dos CTT

Trabalho sobre o secretário-geral António Guterres faz parte da coleção filatélica lançada esta semana sobre os rostos portugueses das Nações Unidas

rostos portugueses onu lançamento

Fotógrafo: D.R.

O trabalho de um aluno da Escola Secundária de Viriato, sobre António Guterres, faz parte de uma nova emissão filatélica dos CTT lançada e dedicada aos rostos portugueses nas Nações Unidas.

A emissão foi apresentada em parceria com o Ministério da Educação, que organizou no ano passado o concurso escolar “Rostos Portugueses na ONU 75 anos | 75 imagens”.

Luís Bouça, de Viseu, foi um dos alunos vencedores da prova, tendo ganhado na categoria de ensino secundário. A ilustração de António Guterres, atual secretário-geral da ONU, foi feita pelo estudante com base em grafite para o rosto e recorrendo ao digital para a bandeira.

O concurso foi lançado com vista a comemorar os 75 anos da criação da ONU e os 65 anos da adesão de Portugal, destacando os rostos portugueses mais relevantes na organização e “tendo como intenção promover o conhecimento sobre a estrutura e ação desta organização mundial, bem como dar a conhecer a ação notável de portugueses no seu seio”, escreve os CTT em comunicado.

Os alunos foram desafiados a produzir imagens originais, no domínio das Artes Visuais, onde interpretaram os rostos das figuras de Maria de Lourdes Pintasilgo, Jorge Sampaio, Diogo Freitas do Amaral e Guterres.

Também integram a coleção os trabalhos dos alunos Madalena Carvalho, Martim Ahamad, Francisco Gomes e Eya Ben Nasrallah.

A emissão filatélica é composta por quatro selos com o valor de 54 cêntimos cada um, com uma tiragem de 75.000 exemplares cada.