Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
O trabalho de um aluno da Escola Secundária de Viriato, sobre António Guterres, faz parte de uma nova emissão filatélica dos CTT lançada e dedicada aos rostos portugueses nas Nações Unidas.
A emissão foi apresentada em parceria com o Ministério da Educação, que organizou no ano passado o concurso escolar “Rostos Portugueses na ONU 75 anos | 75 imagens”.
Luís Bouça, de Viseu, foi um dos alunos vencedores da prova, tendo ganhado na categoria de ensino secundário. A ilustração de António Guterres, atual secretário-geral da ONU, foi feita pelo estudante com base em grafite para o rosto e recorrendo ao digital para a bandeira.
O concurso foi lançado com vista a comemorar os 75 anos da criação da ONU e os 65 anos da adesão de Portugal, destacando os rostos portugueses mais relevantes na organização e “tendo como intenção promover o conhecimento sobre a estrutura e ação desta organização mundial, bem como dar a conhecer a ação notável de portugueses no seu seio”, escreve os CTT em comunicado.
Os alunos foram desafiados a produzir imagens originais, no domínio das Artes Visuais, onde interpretaram os rostos das figuras de Maria de Lourdes Pintasilgo, Jorge Sampaio, Diogo Freitas do Amaral e Guterres.
Também integram a coleção os trabalhos dos alunos Madalena Carvalho, Martim Ahamad, Francisco Gomes e Eya Ben Nasrallah.
A emissão filatélica é composta por quatro selos com o valor de 54 cêntimos cada um, com uma tiragem de 75.000 exemplares cada.