Geral

27 de 11 de 2022, 08:32

Lifestyle

Unesco: o dia em que se juntou o Fado e o Cante Alentejano

Este é o tricentésimo trigésimo primeiro dia do ano. Sabe quais as efemérides importantes nesta data?

cante alentejano



1199 – D. Sancho I, conhecido como “Sancho, O Povoador” funda a cidade da Guarda.

1492 - Cristóvão Colombo chega a Cuba.
1701 - Nasce o astrónomo sueco Anders Celsius, criador da escala de temperatura em graus centígrados (Celsius).


1895 - É lavrado, num notário de Paris, o testamento de Alfredo Nobel, que instituiu os prémios com o seu nome. A primeira edição decorrerá em 1901.

- Morre Alexandre Dumas, filho, escritor francês. Tinha 71 anos.

1919 - Mahatma Gandhi lança a campanha nacionalista na Índia.
1940 - II Guerra Mundial. A Alemanha anexa a província francesa de Lorena.

1953 – Morre, com 65 anos, o dramaturgo norte-americano Eugene O'Neill, autor de "Jornada para a Noite".

1955 – Morre o compositor e musicólogo Luís de Freitas Branco, autor de "Vathek" e "Paraísos Artificiais". Tinha 65 anos.


1975 - Controlada a sublevação militar do dia 25, o general Ramalho Eanes é nomeado Chefe de Estado-Maior do Exército. Os generais Carlos Fabião e Otelo Saraiva de Carvalho são destituídos, respetivamente, de Chefe de Estado-Maior do Exército e do Comando Operacional do Continente.

- O VI Governo provisório devolve a Rádio Renascença à Igreja Católica.

1986 - O Governo extingue, pela segunda vez, a Agência Noticiosa Portuguesa (ANOP), prevendo a criação da LUSA, que entrará em funcionamento em janeiro de 1987.

1990 - John Major é eleito líder do Partido Conservador britânico.
1991 - A escritora portuguesa Natália Correia recebe a Ordem da Liberdade.

1992 - Publica-se, pela última vez, o semanário "O Jornal", fundado em 1975 por um grupo de 14 jornalistas. Com uma tiragem superior a 80 mil exemplares, no início dos anos 80, chegou a ser o mais lido no país. No seu lugar viria a surgir a revista Visão.

1994 – Morre, com 82 anos, o compositor português Fernando Lopes-Graça, um dos mais importantes nomes da música portuguesa do século XX.


2000 - A Jugoslávia é reincorporada na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.

2001 - Morre Margot Dias, a pioneira da antropologia em Portugal. Tinha 93 anos.

2002 - O ex-líder da milícia pró-integracionista timorense, Eurico Guterres, é condenado, em Jacarta, a dez anos de prisão.


2003 - Sentença do caso Moderna. José Braga Gonçalves, condenado a 12 anos de prisão, por cúmulo jurídico, recebe a maior pena.

2004 - XVII Congresso do PCP. O Comité Central é eleito pela primeira vez por voto secreto.

- Domingos Oliveira e Paulo Pereira, de Moreira de Cónegos, são os primeiros contemplados portugueses do primeiro prémio do Euromilhões. Recebem 44 milhões de Euros.

2008 - O escritor espanhol Juan Marsé, obtém o Prémio Cervantes, o Nobel das Letras espanholas.

2009 - Morre Jacques Baratier, realizador francês, premiado em Cannes em 1958 com o filme "Goha". Tinha 91 anos.
2011 - A Unesco anuncia que o Fado é Património Imaterial da Humanidade.
2013 - O Senado italiano decide retirar o lugar de senador ao ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, depois de ter sido condenado a quatro anos de prisão por fraude fiscal.

2014 - Greve geral e manifestações dos setores público e privado contra os planos de austeridade na Grécia.
- O cante alentejano, canto coletivo, sem instrumentos e que junta música e poesia, é classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
- Morre, aos 88 anos, Sousa Veloso, engenheiro agrónomo apresentador do programa TV Rural, que durante três décadas deu notícias na RTP sobre a agricultura em Portugal.
- Morre, com 94 anos, a escritora Phyllis Dorothy James, conhecida como P.D. James, uma das mais reconhecidas autoras de ficção policial do século XX.
2015 - O parlamento aprova o fim dos exames do 4.º ano de escolaridade, com os votos favoráveis do PS, do PCP, do Bloco de Esquerda, do PEV e do PAN.

2016 - A Argentina conquista, pela primeira vez na história, a Taça Davis em ténis, ao derrotar, em Zagreb, a Croácia, por 3-2, graças ao triunfo de Federico Delbonis sobre Ivo Karlovic no último encontro da final.
- O alemão Nico Rosberg (Mercedes) conquista pela primeira vez o título do Mundial de Fórmula 1, ao concluir o Grande Prémio de Abu Dhabi na segunda posição, atrás do britânico e companheiro de equipa Lewis Hamilton.
- Morre, com 90 anos, Mark Taimanov, russo considerado um dos melhores jogadores de xadrez entre 1950 e 1970 e uma das maiores figuras da história da modalidade.

2019 - O Parlamento Europeu aprova a nova Comissão Europeia liderada por Ursula Von der Leyen.
- A pena imposta contra o antigo Presidente brasileiro, Lula da Silva, num processo da operação Lava Jato, é aumentada de 12 anos e 11 meses de prisão para cerca de 17 anos de cadeia.

2021 - O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, conquista pela segunda vez consecutiva a Taça Libertadores de futebol, ao bater na final o Flamengo, por 2-1, após prolongamento.
- O presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Luís Sénica, é eleito por aclamação presidente da federação europeia (World Skate Europe), na assembleia eletiva que decorreu em Roma, em Itália.
– Morre, aos 61 anos, Almudena Grandes, escritora espanhola, vencedora do Prémio Nacional de Ficção em 2018.
- Morre, aos 90 anos, Francisco Lobo, militante do PCP, primeiro presidente eleito da Câmara de Setúbal após a revolução de Abril, entre 1979 e 1985.