Geral

11 de 09 de 2022, 09:00

Lifestyle

Vinho de 40 anos vence concurso do Vindouro

Vinho Quevedo Tawny 40 Anos ganhou a Grande Medalha de Ouro na terceira edição do Concurso de Vinhos “Douro em Prova”

vindouro vinhos concurso

Fotógrafo: D.R.

O vinho Quevedo Vinho do Porto Tawny 40 Anos ganhou a Grande Medalha de Ouro na terceira edição do Concurso de Vinhos “Douro em Prova”, que decorreu recentemente durante o evento Vindouro em São João da Pesqueira, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na abertura.

O vinho Quevedo venceu ainda na categoria de Vinhos Fortificados, enquanto o Quinta de Cidrô Marquis 2008 foi eleito o Melhor Vinho Tinto e o Titan of Douro Vale dos Mil 2019 conquistou o título de Melhor Vinhos Branco.

No total foram avaliados em prova cega, sem conhecimento prévio dos vinhos, um total de 94 amostras apresentadas a concurso pelos produtores representados no evento. O painel de provadores atribuiu um total de nove medalhas de ouro, 32 medalhas de prata e 38 medalhas de bronze.

Também na Vindouro, foi ainda conhecido o grande vencedor do concurso "Doce Coração do Douro" que visou distinguir o doce que melhor representasse a doçaria tradicional de São João da Pesqueira.

O primeiro lugar foi atribuído ao bolo húmido e esponjoso com calda de Vinho do Porto apresentado por Maria Gomes, do restaurante Toca da Raposa, que será apresentado como "Doce Coração do Douro".

Segundo a Câmara de São João da Pesqueira, o Vindouro celebrou o seu 20.º aniversário com “uma enchente de entusiastas e curiosos por vinhos e produtos de território” com milhares de pessoas presentes no passado fim de semana e dezenas de produtores de vinhos do Douro e do Porto representados.

Dois dos pontos altos do evento foram os tradicionais Cortejos Pombalinos que lembraram a atmosfera do século XVIII e a importância que o Marquês de Pombal teve na demarcação e regulamentação do Alto Douro Vinhateiro, e o Jantar Pombalino com a participação dos irmãos Óscar e António Geadas do restaurante G-Pousada de Bragança, distinguido com estrela Michelin.

O Vindouro ficou também marcado pelos concertos de Tony Carreira, Bárbara Bandeira, Maria Lisboa e Fernando Daniel, que tiveram lotação esgotada. O evento regressa em 2023.