Geral

17 de 07 de 2022, 09:00

Lifestyle

Viseu quer conhecer novos talentos musicais

Câmara de Viseu lançou concurso de novos talentos "Sons à Solta". Inscrições estão já abertas

canto microfone genérico

A Câmara de Viseu lançou o concurso de novos talentos "Sons à Solta", com a intenção de “incentivar, promover e apoiar projetos musicais e bandas jovens do concelho” e também de servir como “plataforma de divulgação de projetos criativos”.

"Este projeto é um passo na descoberta e na valorização dos novos talentos musicais da nossa cidade e tem um valor especial pela possibilidade de ajudar a dinamizar a cultura entre a juventude do nosso concelho", referiu o presidente da autarquia, Fernando Ruas.

No entender da vereadora da Juventude, Mara Almeida, "dar palco a projetos musicais originais é cumprir um dos objetivos do [programa municipal] Viseu Jovem: apoiar a criação de novos talentos locais".

Com este concurso, a autarquia pretende "descobrir e premiar os melhores e os mais talentosos jovens músicos da atualidade e dar-lhes o devido reconhecimento".

Podem candidatar-se pessoas até aos 35 anos, nas categorias juvenil (até aos 18 anos) e sénior (até aos 35 anos). Na categoria sénior, podem entrar elementos do grupo com idade inferior a 18 anos.

Segundo a autarquia, "o concurso desenrolar-se-á em três fases, sendo que a primeira, período das candidaturas e apresentação dos projetos musicais, decorre até dia 22 de julho".

Na segunda fase haverá uma pré-seleção, por parte do júri do concurso, de todas as candidaturas apresentadas e, posteriormente, de 1 a 3 de agosto, "acontecem as eliminatórias e as atuações finais dos projetos musicais selecionados", no Parque Aquilino Ribeiro, acrescenta.

A autarquia de Viseu vai ainda oferecer prémios aos finalistas do concurso. Os primeiros e segundos classificados de cada categoria vão ter direito a “um valor monetário” que podem utilizar na aquisição de artigos ou instrumentos musicais, em lojas locais da especialidade.