Geral

02 de 06 de 2024, 12:00

Lifestyle

Zona ribeirinha do Paraíso tem ''Qualidade de Ouro''

Espaço de lazer do concelho de Tondela recebeu distinção da associação Quercus pela boa qualidade das suas águas

zona lazer paraíso tondela

Fotógrafo: Câmara de Tondela

O espaço de lazer do Paraíso em São João do Monte, no concelho de Tondela, estreou-se este ano na lista das “Praias com Qualidade de Ouro”, compilada pela associação ambientalista Quercus.

A zona ribeirinha, localizada na Serra do Caramulo e banhada pelo rio Águeda, é uma das nove praias estreantes na listagem.

O Paraíso é uma das zonas de lazer e recreio mais procuradas de Tondela pelos habitantes e pelos turistas durante o verão. A Câmara diz que a distinção da Quercus é “mais do que merecida” para aquele que é também um dos postais de visita da freguesia de São João do Monte e Mosteirinho.

Apesar da boa qualidade da água, o Paraíso não pode ser considerado uma praia fluvial por não ter assegurada a vigilância aos banhistas.

Em todo o país, a Quercus classificou este ano 420 praias com o selo “Qualidade de Ouro”, mais 26 do que no ano passado. Do total, 349 são costeiras, 61 interiores e 10 de transição.

O galardão é atribuído pela associação ambientalista há mais de uma década por forma a distinguir a qualidade da água balnear das praias de portuguesas com base na informação pública oficial, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das administrações regionais hidrográficas.

O distrito de Viseu tem, ao todo, quatro praias distinguidas com “Qualidade de Ouro” pela Quercus.