inauguração ciclovia sátão
Bombas gasolina Viseu
alunos escola
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…

16.01.25

A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…

13.01.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

13.01.25

por
André Rodilhão - Destak Imobiliária

 As vantagens de recorrer a empresas especializadas

por
Eugénia Costa e Jenny Santos

 Depressão: Quebrar o Silêncio
Home » Notícias » Diário » Nova ciclovia de Sátão com bicicletas partilhadas

Nova ciclovia de Sátão com bicicletas partilhadas

Nova infraestrutura reforça a rede de mobilidade suave da região de Viseu Dão Lafões. CIM colocou bicicletas gratuitas à disposição de quem quiser pedalar na ciclovia

 Nova ciclovia de Sátão com bicicletas partilhadas
16.01.25
fotografia: Câmara de Sátão
partilhar
 Nova ciclovia de Sátão com bicicletas partilhadas
16.01.25
Fotografia: Câmara de Sátão
pub
 Nova ciclovia de Sátão com bicicletas partilhadas

Após um investimento de 248 mil euros mais IVA, a Câmara de Sátão inaugurou esta quinta-feira (16 de janeiro) a nova ciclovia do concelho que conta com uma extensão de 1.290 metros. A nova infraestrutura reforça a rede de mobilidade suave da região de Viseu Dão Lafões.

Além de permitir a circulação de bicicletas particulares, a nova via ciclável também disponibiliza bicicletas gratuitas e partilhadas da rede Bora!, da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. O objetivo é promover a sustentabilidade ambiental e incentivar a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Além da ciclovia, o investimento da autarquia de Sátão também envolveu a renovação e alargamento de passeios, a instalação de bancos e a construção de rampas de acesso.

A via estava há alguns anos a ser desenvolvida e foi construída também a pensar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, sendo que a Câmara comprometeu-se a cumprir o objetivo 13 (“Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos”).

O presidente da Câmara, Alexandre Vaz, lembra que a ciclovia no centro da vila pretende ser “uma mais valia no combate ao sedentarismo e na diminuição do buraco da camada do ozono”.

“Destaco um provérbio indígena: não herdamos a Terra dos nossos pais, pedimo-la emprestada aos nossos filhos. E termino com uma mensagem de Baden-Powell, fundador do escutismo: Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes”, acrescenta o autarca.

Já o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, reforça a importância da mobilidade suave para a sustentabilidade regional. “Esta nova via ciclável é um exemplo prático de como a região Viseu Dão Lafões está a dar passos significativos na promoção da mobilidade suave e sustentável”, enfatiza.

Além da inauguração da via ciclável, a CIM Viseu Dão Lafões e a Câmara de Sátão realizaram na Escola Básica Ferreira Lapa uma iniciativa em que promoveu o uso das bicicletas Bora! a alunos do 7.º ano que participaram numa dinâmica de grupo em que foram destacados os benefícios ambientais e sociais do uso da bicicleta.

A atividade culminou com um jogo interativo em que os jovens testaram os conhecimentos sobre temas como a segurança rodoviária e com uma atividade em que os alunos foram desafiados a escrever sugestões ao presidente da Câmara de Sátão e à CIM Viseu Dão Lafões.

A comunidade intermunicipal premiou o grupo de estudantes mais pontuado nos jogos com capacetes e os restantes participantes com lembranças como cadeados e luzes para bicicletas.

O Bora! Já conta com mais de 150 bicicletas, disponíveis em 245 docas e 39 estações localizadas em vários pontos dos municípios de Viseu Dão Lafões.

 Nova ciclovia de Sátão com bicicletas partilhadas

Outras notícias

pub
 Nova ciclovia de Sátão com bicicletas partilhadas

Notícias relacionadas

Procurar