A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O novo bispo de Beja é natural de São Pedro do Sul. D. Fernando Paiva foi nomeado esta quinta-feira (21 de março) como o novo prelado daquela diocese pelo Papa Francisco.
D. Fernando Paiva substitui nesse cargo o até agora bispo D. João Marcos, que apresentou ao Papa a sua renúncia. O novo líder da Igreja Católica em Beja tem 61 anos e nasceu em Oliveira, uma localidade situada no concelho de São Pedro do Sul.
Foi ordenado padre em 10 de abril de 2005 e era, até agora, pároco de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal, tendo sido nomeado em dezembro de 2023 vigário-geral desta diocese, já pelo novo bispo sadino, o cardeal D. Américo Aguiar.
Antes de entrar no seminário, D. Fernando Paiva licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, tendo trabalhado posteriormente como profissional independente na área da engenharia e como professor.
Membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis de Setúbal, o novo titular episcopal de Beja desempenhou também as funções de presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero setubalense.
Entre 2005 e 2017 desempenhou diferentes funções no Seminário Diocesano de Setúbal, primeiro como prefeito e ecónomo e, posteriormente, como vice-reitor.
Foi ainda responsável pelo acompanhamento dos padres novos e pela formação permanente do clero em Setúbal e membro do Conselho Presbiteral desde 2014.
O novo bispo agradeceu ao Papa Francisco “a confiança” nele depositada para as novas funções, manifestando “disponibilidade inteira” para servir os fiéis da sua nova diocese.
“Tenho o desejo e a intenção de, assim que possível, a todos conhecer. Os primeiros tempos entre vós serão sobretudo tempos de escuta e de conhecimento das pessoas, das instituições, das situações”, escreveu na primeira mensagem dirigida aos católicos de Beja, divulgada logo após ser conhecida a nomeação pelo Vaticano.
Também em comunicado, o bispo de Viseu, D. António Luciano, desejou a D. Fernando Paiva “as maiores felicidades e um generoso dinamismo missionário para servir o povo de Deus” na Diocese de Beja.