No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Azevedo
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
As obras do novo hospital psiquiátrico de Viseu podem vir a arrancar em 2025, mas ainda aguardam pelo visto do Tribunal de Contas, anunciou a administração da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões.
“A ULS Viseu Dão-Lafões informa que já foi assegurado, junto da Administração Central do Sistema de Saúde, o reforço do financiamento, pelo que aguardamos que se desenrolem os necessários trâmites legais, nomeadamente a obtenção do visto prévio do Tribunal de Contas, para que seja possível dar início à obra”, esclareceu a administração ao Jornal do Centro.
A obra da nova unidade é apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e conta com um investimento de 8,2 milhões de euros. O projeto, que está há anos no papel, prevê a substituição do atual hospital psiquiátrico de Abraveses pela nova unidade que será construída no complexo do Hospital de São Teotónio.
A expetativa é a de que em 2025 se possam iniciar as obras.
O projeto prevê a criação de um túnel de ligação ao serviço de urgência do São Teotónio. O novo hospital psiquiátrico vai ser concebido com base numa nova visão para a saúde mental e promove a ligação entre esta área e as restantes valências hospitalares.
O projeto da nova unidade psiquiátrica é reivindicado há vários anos, mas só em 2023 é que o concurso foi lançado. O plano passa pela construção do hospital na zona entre a Escola Superior de Saúde e as urgências do São Teotónio. O anterior conselho de administração do Hospital de Viseu previa no ano passado que a obra ficasse concluída entre o final deste ano e o primeiro semestre de 2025.
O projeto previa inicialmente a renovação do hospital de Abraveses, anunciada em 2021. A unidade tem sido alvo de críticas por parte de utentes e profissionais.