Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Lamego adjudicou a obra do novo Parque da Saúde – que vai juntar as unidades de saúde familiar e pública do concelho – pelo valor de 9,6 milhões de euros mais IVA e prevê o arranque da empreitada no primeiro trimestre de 2025. Segundo a autarquia, o prazo de execução da obra é de 18 meses (um ano e meio).
A obra vai ser feita na Avenida das Acácias, junto ao antigo Hospital de Lamego, e pretende “melhorar a prestação de cuidados de saúde primários à população”, realça o município em comunicado.
O projeto conta com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo que a sua dotação “é a segunda maior do país a aplicar em novas unidades de saúde, o que mostra a grandeza do investimento a concretizar”, diz a Câmara.
Francisco Lopes, presidente da Câmara de Lamego, promete “um esforço muito grande para garantir a igualdade de acesso a cuidados de saúde a todos os cidadãos, permitindo que sejam atendidos em instalações dotadas de boas condições de conforto, quer para os profissionais, quer para os utentes”.
A autarquia de Lamego sublinha que a população do concelho vai poder “beneficiar de uma melhoria significativa das condições de acesso à saúde”. O novo Parque da Saúde vai concentrar no mesmo edifício vários serviços de saúde que estão atualmente dispersos pela cidade e que “não possuem condições físicas satisfatórias”, nomeadamente as unidades de saúde familiar e a de saúde pública.
Para avançar com o projeto, a Câmara decidiu expropriar o terreno onde será construído o edifício e que era propriedade da Santa Casa da Misericórdia local.
A autarquia de Lamego também garante que a obra “cumpre os parâmetros urbanísticos previstos no Plano Diretor Municipal e garante uma boa relação urbanística e paisagística com a zona envolvente” e ainda uma “melhoria significativa da mobilidade na zona envolvente” ao futuro espaço.
De acordo com o programa funcional, o Parque da Saúde de Lamego vai ter uma área total de intervenção de mais de 6.622 metros quadrados, contando com cinco pisos e uma área técnica que cumprirá “todos os requisitos ao nível da eficiência energética” através da instalação de painéis solares.
Já a fachada envidraçada procura “assegurar a imagem de sobriedade com a colocação de painéis coloridos em tons de cinzento”, exemplifica o município.
Além disso, vai ser construído um parque de estacionamento junto ao Parque da Saúde “para melhor servir os utentes e as pessoas que procuram outras instituições e empresas existentes nas imediações” com lugares próprios para pessoas com mobilidade condicionada e ambulâncias.
O projeto também prevê a criação de novos lugares de estacionamento na Calçada da Guerra e um estacionamento interior privativo para médicos e funcionários do Parque da Saúde.