A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A companhia cultural Cem Palcos inicia, esta sexta-feira (dia 30), a segunda edição do projeto NOVe – NOVos Tempos NOVas Dramaturgias, que promove o talento de duplas de criadores emergentes em residências artísticas cujo resultado será posteriormente apresentado ao público.
No total, segundo a organização, o laboratório de dramaturgia e criação performativa irá realizar nove residências artísticas que culminarão em nove criações com nove minutos de duração, sendo “apresentadas 9 vezes no mesmo dia a um público de 9 pessoas de cada vez”.
O espetáculo inaugural é “Reis Partam – o Aprendiz de Monarca”, do dramaturgo Pedro Leitão e com a interpretação de Tomás Seruca Bravo, que será apresentado em nove apresentações de nove minutos cada durante o dia de amanhã entre as 15h09 e as 21h49, primeiro para instituições e depois para o público, na Incubadora de Indústrias Criativas no centro histórico de Viseu.
Segundo a Cem Palcos, o ciclo NOVe quer “dar valor às ideias e processos inovadores que caracterizam o trabalho dos jovens profissionais”.
“As duplas de criadores de todas as residências artísticas foram selecionadas através de um processo de open call que recebeu um número significativo de propostas, quer do ponto de vista da quantidade, quer da qualidade”, refere numa nota a estrutura de criação e programação artística.
Nesta iniciativa, a Cem Palcos irá colaborar com o Teatrão de Coimbra, onde decorrerão as três últimas residências artísticas e apresentações ao público entre os meses de abril e junho de 2023. Também estão previstas parcerias com a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, a Escola Superior de Educação de Viseu e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
As duplas de dramaturgos e intérpretes que apresentarão os seus trabalhos ao abrigo desta iniciativa incluem Carlota Castro e Leandro Araújo (outubro), Pedro Guimarães e Tavo Iván Romero (novembro), Leonor Costa e Filipa Fróis (janeiro de 2023), Zé Pedro e Matilde Fachada (fevereiro), e Carolina Andrade e Katarina Lanier (março).
Na edição anterior, o projeto NOVe contou com autores como Abel Neves, Inês Barahona, Lígia Soares e Sandro William Junqueira e com intérpretes como Ana Vargas, Graeme Pulleyn, Sónia Barbosa e Romulus Neagu.
As apresentações ao público decorrem na Incubadora das Indústrias Criativas e repartem-se entre as que estão dirigidas a instituições e ao público em geral.