Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
Pelo terceiro ano consecutivo, as Janelas 4 Life estão presentes na Feira…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) celebrou o seu 42.º aniversário com os olhos num futuro promissor.
A atuação em “sussurro” apresentada por alunos e docente do curso de Artes Performativas abriu a comemoração, mostrando o que de melhor se faz na instituição que soma já com diversas conquistas ao longo da sua história.
A cerimónia de aniversário contou com a presença da presidente da ESEV, Cristina Azevedo Gomes, do presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), José Costa, do vereador da câmara municipal de Viseu com a pasta da educação, Pedro Ribeiro, do representante do pessoal não docente, Ângelo Fonseca, e ainda com o presidente da Associação de Estudantes da ESEV, Sérgio Marques.
A presidente da ESEV começou o discurso com um sorriso no rosto pela performance dos “seus” alunos: “agradeço a todos os que contribuíram para o sucesso da nossa escola”. Afinal a ESEV festeja o seu 42.º aniversário e todos o que participam na sua vida académica estão de parabéns, pois, tal como referiu Cristina Azevedo Gomes, “todos somos escola”
José Costa, presidente do IPV, destaca sobretudo o caminho extraordinário que se fez até aqui, colocando a sua disponibilidade como presidente ao favor dos desafios que têm de ser superados. A sessão serviu também para anunciar a submissão da candidatura à Comissão da Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro para uma requalificação das instalações da instituição. Para José Costa, “neste contexto que vivemos hoje ter uma escola com esta qualidade, o instituto só tem de estar feliz”.
“O município está imensamente agradecido de como levam e representam o nome de Viseu, obrigado por terem escolhido o IPV e Viseu”, foi assim que Pedro Ribeiro vereador com a pasta da educação, agradeceu em nome da cidade a cada um que decidiu e por terem escolhido o IPV para o futuro.
“Vamos contribuir para a mudança do mundo”
Após a sessão de abertura, o aniversário da ESEV contou com a presença da presidente do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior, Patrícia Rosado Pinto.
A convidada partilhou a sua missão de melhorar cada vez mais o ensino superior. Um dos pontos principais, para a presidente do conselho nacional, são as medidas como a reprogramação do PRR, impulso dos meios digitais com foco sobretudo na modernização tecnológica e digital no combate ao insucesso e abandono.
“Vamos contribuir para a mudança do mundo, é bom, mas isso é conversa de miss universo, eu preciso de metas”, disse Patrícia Rosado Pinto, falando dos novos desafios do ensino superior, nomeadamente a inteligência artificial, “outra forma de aprender e um desafio, que não é uma técnica de aprendizagem”. Falar de inovação é , por isso, um ponto essencial para o Conselho Nacional, que tem um plano de ação para 18 meses, até ao final do ano de 2026.
A cerimónia terminou com um momento de partilha e parabéns a uma instituição que assinala um aniversário com a promessa de “não olhar só para trás, mas sim também para o futuro”, registado pelo presidente da Associação de Estudantes da ESEV, Sérgio Marques.
Gabriela Alonso – notícia redigida por aluno do curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação