Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
A Associação de Divulgação de Astronomia – OFIUCO – de Viseu promove este sábado, 1 de março, a primeira sessão no Planetário de Torredeita, dando assim o pontapé de saída para uma série de iniciativas sobre astronomia que quer desenvolver junto de alunos e público em geral.
O encontro acontece entre as 16 e a meia noite e junta palestras com observações noturnas das estrelas. A entrada é livre.
Desativado há vários anos, o Planetário de Torredeita, equipamento ligado à Escola Profissional, já foi polo de atração, tendo por lá passado mais de 70 mil pessoas.
A OFIUCO, que tem desenvolvido várias iniciativas juntos de escolas, anunciou agora que num primeiro momento estão a ser programadas atividades para os sábados.
Mas a atividade da associação tem sido desenvolvida em várias frentes, desde palestras e demonstrações em escolas, como em outros espaços como o Museu do Quartzo ou outros espaços.
A associação tem também muito material adequado de observação em vários domínios da astronomia amadora como sejam a astrofotografia, fotometria, espectroscopia, astrometria, radioastronomia, entre outros.
Manuel Pinto, da associação, explicou que “futuramente será possível programar outras atividades astronómicas durante a semana”, através da OFIUCO (constelação boreal conhecida como serpentário), cujas atividades podem ser acompanhadas através das redes sociais. “São atividades abertas a famílias, escolas, grupos ou pessoas individuais interessadas neste tema”, frisou.