Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Posto de Turismo de Sátão recebe no novo ano a exposição “A Arte de Moldar o Barro”, de Fernanda Marques. A mostra vai estar patente de 3 de janeiro a 28 de fevereiro.
A autora da exposição, que tem um ateliê de olaria tradicional em Molelos (localidade do concelho de Tondela marcada pela produção artesanal de louça preta), é neta dos oleiros José Ribeiro Valverde e António Coimbra e foi deles que herdou o gosto pela arte.
Fernanda Marques iniciou o seu percurso na olaria de forma autodidata, contando apenas com a sua persistência e a roda de oleiro do avô entretanto falecido.
“Conseguiu afirmar-se como oleira, numa arte que em Molelos sempre foi uma profissão de homens, incutindo linhas mais femininas e delicadas em cada peça que faz”, refere uma nota divulgada pela Câmara de Sátão.
Ao longo do seu percurso, Fernanda Marques aperfeiçoou as peças mais características e ancestrais da arte do barro e estudou técnicas e formas mais atuais, permitindo uma mescla entre as peças mais tradicionais e as de uso diário.
A grande característica que distingue a olaria de Fernanda Marques é a sua cor preta, que é obtida pela cozedura em fornos a lenha.
A exposição “A Arte de Moldar o Barro” vai estar aberta de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h30 e aos sábados das 08h30 às 13h00.