Foto D.R.
O Cineclube de Viseu regressa, esta quinta-feira (7 de janeiro), às suas sessões semanais com o filme português “Donzela Guerreira” da cineasta Marta Pessoa.
A sessão especial está marcada para começar às 20h45 no auditório do IPDJ, com a apresentação de Anabela Moutinho.
O filme, estreado em 2019, é baseada nos universos literários das escritoras Maria Judite de Carvalho e Irene Lisboa e reflete sobre o Portugal dos meados do século XX e a Lisboa da época, trazendo vultos, lugares, situações e ironias tanto da cidade como das personagens que nela habitam.
A película conta sobretudo a história de libertação da protagonista Emília Monforte, uma escritora que trilha sozinha um caminho no meio literário depois de um noivado falhado.
Com esta sessão, o Cineclube de Viseu, que comemorou recentemente os 65 anos de atividade, diz que começa 2021 “com a motivação de ter mantido as sessões no ano que terminou, e que sendo muito complicado, contou com uma participação de público muito positiva”, tendo sido possível “manter a atividade ao longo do ano e continuar a privilegiar o acesso aos filmes em sala escura (e pelo valor mais económico possível)”.
O ciclo “Filmes que Vêm do Frio”, que marcou a programação de dezembro do Cineclube, regressa a 14 de janeiro, com os filmes “Corpus Christi” de Jan Komasa, “Balada de Narayama” de Keisuke Kinoshita e “Bostofrio” de Paulo Carneiro.

Faça o seu donativo e contribua para uma informação livre e independente