13 Ago
Viseu

Lifestyle

Locais a não perder em Armamar

por Redação

26 de Julho de 2020, 08:30

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Miradouro e Cascata da Misarela 
Em Armamar pode apreciar e perder o fôlego com a beleza das paisagens do Douro. A partir deste miradouro é possível ver-se a aldeia de São Joaninho da freguesia de Vacalar e a serra do Marão.

Do lado esquerdo da igreja Matriz de São Miguel, existe um pequeno jardim com mesas para a merenda. A sua vista é convidativa para passar o tempo e tirar umas fotografias. 

Além da paisagem, existe uma cascata. A cascata de Misarela que leva as suas águas do rio Temilobos até ao Douro. No entanto, a população diz que só se vê a água a cair quando a Barragem está cheia.
 

.

Passeadouro da Folgosa
Seguindo viagem, e descendo em direção a Folgosa, é possível admirar-se as paisagens do Douro. Ao longo da estrada existem pontos onde se pode parar para respirar e apreciar o espaço envolvente. 

A Folgosa é dos locais mais atrativos no concelho de Armamar. Os turistas optam por passar pelo passeadouro da localidade para usufruir de momentos de lazer. Para os apreciadores de comida, existe um restaurante construído ao lado da ponte e que está a cargo do chef Rui Paula. 

Neste local, além da via pedonal, é permitido pescar. Há, também, quem opte por fazer exercício ao ar livre, com a paisagem do rio Douro como pano de fundo. 

.

Miradouro e Ermida de São Domingos 
É em Fontelo que se situa este miradouro. Para quem gostam do ar livre, é possível acampar neste espaço e aproveitar o pôr-do-sol, ou o nascer do mesmo. No miradouro é possível ver três distritos: Viseu, Vila Real e Porto. Para quem estiver mais atento, lá ao longe consegue ver-se a serra do Marão, e aos pés, o Douro. 

A Eremita de São Domingos é outro dos pontos de atração. Foi construída há perto de mil anos e é um exemplar das eremitas de romarias medievais. A sua referência mais antiga data de 1163.

.

Barragem de Temilobos 
A Barragem Temilobos, que está em funcionamento desde o ano de 2004, liga a encosta de Lumiares à de Vila Nova. A sua água é utilizada para regar as extensas áreas agrícolas de pomares de macieira (o fruto mãe deste concelho) e outras árvores de fruto. A população aproveita, ainda, alguns pontos específicos para se banhar e aproveitar o verão. 

 

.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts