04 dez
Viseu

Coronavírus

Coronavírus: Cinco dos sete novos casos ocorridos na região foram importados  

por Redação

25 de julho de 2020, 07:30

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Esta semana fica marcada na região pelo registo de sete novos casos de covid-19, dos quais cinco foram importados de outras zonas do país. Viseu e Nelas são os concelhos nestas situações. 

No caso do município viseense, subiu para 118 o número de infeções, duas das quais dizem respeito a pessoas que se deslocaram da zona de Lisboa e que agora estão a curar-se e a cumprir o obrigatório isolamento em Viseu. 

Também Nelas tem três casos importados da capital, somando agora um total de 26 doentes. Tratam-se de três pessoas que, segundo a Câmara Municipal, “se mudaram para o concelho para cumprirem o tratamento e período de confinamento obrigatório”. 

“Os três casos não deviam estar relacionados ao concelho, dois porque não têm sequer aqui a sua residência, mas a dos seus familiares onde se alojaram para tratamento e outro porque foi diagnosticado no aeroporto de Lisboa no regresso de um país africano onde residia em trabalho”, refere em comunicado o município liderado por Borges da Silva, lamentando que apesar dos protestos junto das autoridades de saúde estas situações tenham sido imputadas ao concelho. 

“De nada valeram os argumentos de que isso constituiria um alarme desnecessário à população e até uma desvalorização do excelente trabalho que todos os agentes locais de proteção civil (Câmara, Bombeiros, GNR) e Unidades de Saúde e IPSS e outras entidades, e essa mesma população vêm desenvolvendo no sentido de evitarem comportamentos de risco que causem qualquer caso positivo, que já não ocorria desde final de maio”, afirma o município na mesma nota publicada nas redes sociais e na sua página da Internet.

Viseu na vice-liderança da tabela  
Com este aumento de casos esta semana, Viseu passou a ser o segundo concelho do distrito com mais situações de covid-19, com 118 infetados. Ao todo, o distrito tem agora 712 situações confirmadas registados.

Os concelhos com mais casos são Cinfães (130), Viseu (118), Castro Daire (116), Mangualde (78) e Resende (69).

Seguem-se Lamego (48), Nelas (26), Tondela (16), Moimenta da Beira (15), São Pedro do Sul (14), Carregal do Sal (13), Oliveira de Frades (12), Mortágua (11), Sátão (11), Santa Comba Dão (10) e Vouzela (10).

Mangualde perde um morto e fica sem casos ativos
No distrito, há ainda registo de 39 mortos, menos um que na passada semana porque no município de Mangualde foi revisto em baixa o número de vítimas mortais, passando de 11 para 10. 

“Até ao momento dos 11 mortos registados inicialmente, um dos óbitos não foi por ligação direta à covid-19 pelo que nos foi dado a conhecer por informação médica. Infelizmente a pessoa em causa faleceu por outras causas. Registamos assim 10 mortes com causa covid-19”, afirmou o presidente do município, Elísio Oliveira, em comunicado, realçando ainda que esta semana o concelho deixou de ter casos ativos. 

“É com enorme satisfação que comunicamos, que o concelho atinge os zero casos ativos de covid-19. Salientamos ainda, o comportamento das pessoas num todo, do cumprimento regular das medidas de prevenção indicadas pela Direção-geral de Saúde”, referiu o autarca. 

O distrito de Viseu tem agora 557 recuperados, mais 12 que na semana passada. Os concelhos com mais curados são Castro Daire (108), Viseu (104), Mangualde (68), Resende (62) e Cinfães (59).

Aguiar da Beira (que pertence à CIM Viseu Dão Lafões), Tarouca e São João da Pesqueira continuam sem casos confirmados.
 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts