28 nov
Viseu

Cultura

Câmara de Viseu pede responsabilidades ao Governo nos apoios culturais

por Redação

20 de novembro de 2020, 12:35

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A Câmara de Viseu queixa-se do atraso do Governo na aprovação do financiamento de projetos culturais, já sujeito a concursos lançados pela tutela este ano.

Aos jornalistas, o vereador da Cultura da autarquia, Jorge Sobrado, não poupou nas críticas ao Ministério da Cultura.

“Desejamos que seja tomada uma decisão, que se aguarda há vários meses, sobre os projetos de financiamento para a cultura que o Governo prometeu para 2020, tendo aberto já tarde os concursos para execução no verão e ao longo deste ano e sobre os quais nada sabemos”

Jorge Sobrado condena o silêncio e exige responsabilidade à tutela, a quem pede colaboração no apoio à cultura, que, lembra, também é assegurado pelas autarquias.

“Precisamos que as declarações de compromisso e os sentidos de responsabilidade sejam expressos por toda a cadeia, do poder central ao poder local. O poder local não pode ficar sozinho nesta causa da sobrevivência da cultura e do seu setor, artistas, autores e produção”, frisa o autarca de Viseu.

A Direção-Geral das Artes lançou, em maio, concursos de apoio a projetos de criação e edição, programação e desenvolvimento de público e internacionalização. As candidaturas terminaram no início de julho e, desde então, aguardam-se pelos resultados.

Entretanto, o Ministério da Cultura já reforçou recentemente as verbas disponíveis para os três concursos, de 2,8 milhões para cerca de quatro milhões de euros.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts