29 set
Viseu

Cultura

Cubo Mágico em Viseu: da street art à animação na Rua Direita

por Redação

29 de junho de 2020, 10:35

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O Festival de Street Art será uma das atrações previstas no Cubo Mágico, o novo evento cultural da Câmara de Viseu que decorrerá entre 21 de julho e 21 de setembro.

A iniciativa vai ‘substituir’ a Feira de São Mateus, que teve de ser cancelada este ano por causa da pandemia da Covid-19, com mais de 100 micro-eventos espalhados pela capital da região.

No Festival de Street Art, haverá nove obras de arte urbana, três das quais de artistas locais, nas paredes de edifícios da cidade e das freguesias do concelho.

Outra das novidades passa pela Rua Direita, onde haverá um projeto de reanimação com bairros temáticos e um projeto de luz-tributo ao comércio local. No recinto da Feira Semanal, decorrerão sessões de cinema drive-in com a apresentação do jornalista de cinema Mário Augusto.

As farturas e as enguias não vão faltar, bem como o Cinema na Cidade, organizado pelo Cineclube de Viseu e que decorrerá este ano no Parque Aquilino Ribeiro, e o festival de curtas-metragens ShortCutz.

Ainda na temática do cinema e fotografia, que fazem parte do ano turístico de Viseu, a Casa da Calçada mantém patente a exposição “Público, 30 anos de fotografia” e ainda haverá tempo para a realização de workshops de fotografia analógica.

Os concertos também não vão faltar, incluindo tunas no recinto da Feira de São Mateus e no Mercado 2 de Maio e artistas da região no campo da Feira Franca. As atuações também irão decorrer no centro histórico de Viseu e no Parque Aquilino Ribeiro, havendo ainda direito a reinterpretação de projetos dos festivais Que Jazz é Este? e Karma e a atuações de grupos folclóricos.

Na gastronomia, o Rossio recebe o “Viseu Estrela à Mesa”. O Mercado 2 de Maio irá acolher o Mercado das Enguias, bem como espaços de street food e provas de vinhos do Dão. O Parque Aquilino Ribeiro terá o evento de comida saudável “Viseu Sabe Bem”, “Viseu Vegan Fest” e um mercado de produtores locais.

Haverá ainda direito a visitas guiadas a quintas vinhateiras do Dão e experiências de vindima.

Na saúde e bem-estar, haverá atividades zen (ioga e pilates) no Parque Aquilino Ribeiro e atividades desportivas no Parque Urbano de Santiago.

O Cubo Mágico também vai acolher várias exposições apoiadas pelo programa Viseu Cultura, em vários locais da cidade e virtualmente. Já o Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (GICAV) irá organizar a exposição “Malhadinhas” no piso inferior do Mercado 2 de Maio.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts