04 Jun
Viseu

Cultura

Teatro Viriato lança "Consultório Turístico"

por Redação

06 de Abril de 2020, 14:17

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

“Consultório Turístico: viaje lá fora, cá dentro” é a sugestão do Teatro Viriato para esta Páscoa que permite aos espetadores viajarem pelo mundo sem sair de casa.

Antuérpia, Macau, Amazónia e até Viseu são exemplos de destinos para onde pode viajar entre esta sexta-feira e sábado (10 e 11 de abril).

Patrícia Portela, diretora do espaço cultural em Viseu, diz que a iniciativa vai contar com a participação de vários artistas, atores, encenadores e poetas, que possam “partilhar o seu dia-a-dia artístico”.

“No fundo, são mini-peças, umas mais radiofónicas e outras ao vivo. O que nós fazemos é, se nós pensarmos, nós viajamos para quê? Para encontrar amigos, regressar à família, convivermos fora e conhecermos novos lugares. Pode-se fazer estas coisas, que casam com este Consultório Turístico”, explica.

Há vários horários para viajar, a partir das 10h00. A trajetória pode começar de manhã numa cidade e terminar à noite noutra, durante 15 minutos de chamada.

“Pode-se fazer tudo por WhatsApp, telefone, mensagem, e-mail, Messenger. A ideia é passar por uma experiência em tempo real e como mantemos ligados uns aos outros nesta distância, podemos falar e manter presente, em tempo real, um objeto artístico, porque é feito em direto”, explica Patrícia Portela.

A viagem pode ser feita mediante marcação por telefone. O Teatro Viriato oferece vários “pacotes” de viagem, que vão, exemplifica Patrícia Portela, desde Portalegre e Brasil até à Arca de Noé.

Célia Fechas, atriz, é uma das guias turísticas. Mora em Antuérpia, na Bélgica, e fará uma visita pela cidade aos participantes.

“Uma coisa que já tenho pensada é poder fazer a bicicleta e estar lá fora, evitando as distâncias, mas passar por alguns sítios por onde ficar e partilhar esses olhares de passagem pelos vários sítios. Eu posso fazer com os sítios que vou-me inspirando, sejam contextos ou imagens. É um espaço de partilha, porque cada um vai ter o seu mundo e podemos ir viajar dessa forma através dos olhares dos outros porque os sítios são as pessoas”, explica.

Para participar, basta telefonar para o Teatro Viriato (número 924 454 409) e marcar a viagem, sozinho ou com um amigo.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts