28 Set
Viseu

Desporto

Atletismo adaptado: Mário Trindade valida título de campeão nacional

por Redação

11 de Agosto de 2020, 10:29

Foto D.R.

CLIPS ÁUDIO

Mário Trindade, atleta da Associação de Atletismo de Viseu, venceu recentemente as provas de 100 e 200 metros na classe de T52 nos Campeonatos de Portugal em atletismo adaptado.

Em declarações ao Jornal do Centro, Mário Trindade fala numa vitória "com outro sabor, num ano completamente atípico”.

“Conseguir validar o título de campeão nacional é sempre um ato que nos deixa, ao fim ao cabo, recompensados pelo trabalho que levamos diariamente nos treinos. É uma forma de sentirmos que o trabalho está a ser bem realizado”, refere.

O atleta revela que começou a treinar em maio na pista do Fontelo, depois de ter passado dois meses em casa. Algo que “não era exatamente igual ao estar a treinar na pista”.

“Por acaso, sinto-me felizardo. Feliz ou infelizmente, em Viseu, temos poucos atletas a praticar atletismo. Eu gostaria que houvesse mais atletas mas, por haver poucos, o município [de Viseu] abriu-me a pista mal teve luz verde da Direção-Geral da Saúde. Já estou lá a treinar desde o dia 15 de maio, depois de treinar dois meses em casa num rolo, o que me limitava um pouco”, diz.

“Agora, posso ir à pista do Fontelo fazer o meu treino diário e isso foi um fator que influenciou o meu sucesso na prova", acrescenta.

Mário Trindade diz que, durante a corrida, não há grandes cuidados a tomar face ao novo coronavírus e refere que a única diferença na competição é a ausência do público.

“Não temos público, que nos dá sempre um estimulozinho. Eram só atletas e técnicos dentro do estádio. Durante a prova, não se passa nada. Antes, temos de ter cuidado com a utilização da máscara e o não nos mantermos muito próximos dos outros atletas. Tirando isso, depois de dado o tiro e durante a prova, é tudo igual”, afirma.

O atleta conta que agora vai entrar de férias e que as competições só regressam em janeiro do próximo ano, com uma possível ida à Austrália, “se tudo voltar à normalidade”.

Mário Trindade, que é também embaixador de Viseu, também foi medalha de ouro na categoria de T52 nos 100 metros, em 2019, nos Europeus Paralímpicos que decorreram em Berlim.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts