24 nov
Viseu

Desporto

Coronavírus: Futebol sem testes obrigatórios

por Redação

25 de agosto de 2020, 14:00

Foto Igor Ferreira

Já há regras para o regresso do desporto. DGS define modalidades de médio e alto risco

CLIPS ÁUDIO

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou esta terça-feira (25 de agosto) um documento onde constam as orientações para o regresso das competições desportivas em Portugal.

Além das regras de higienização e segurança, a DGS dividiu as modalidades por risco de contágio: baixo, médio e alto risco.

Andebol, basquetebol, voleibol, hóquei em patins, futsal e futebol são classificadas como sendo de médio risco, pelo que a DGS não prevê a realização de testes antes dos jogos, a não ser que as competições envolvam equipas de zonas com transmissão comunitária ativa.

Nesse caso, deve ser feito um teste aleatório até 48 horas antes da competição.

No caso das modalidades de risco elevado, em que o contacto físico é maior, casos do judo e outros desportos de combate, a DGS recomenda a realização de um teste de despistagem à Covid-19, 48 horas antes da competição. 

Segundo a orientação, "a identificação de um caso positivo não torna, por si só, obrigatório o isolamento coletivo das equipas". 

"A determinação de isolamento de contactos (de praticantes e outros intervenientes), a título individual, é feita pela Autoridade de Saúde territorialmente competente", pode ler-se no documento, que pode ser consultado aqui.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts