23 out
Viseu

Desporto

Miguel Monteiro já prepara os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021

por Redação

17 de outubro de 2020, 08:30

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Miguel Monteiro, atleta paralímpico da Casa do Povo de Mangualde, é o convidado do Centro Desportivo desta semana. O jovem faz o balanço do seu percurso no atletismo até aos dias de hoje, e faz já o lançamento da próxima temporada desportivo, onde espera participar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021.

 

 

Como é que o Miguel começou no mundo do desporto?

Eu sempre gostei de fazer desporto. Desde muito cedo que a minha mãe e o meu pai me puseram na natação, aos 17/18 meses, para desenvolvimento do corpo. Depois, mais tarde, queria ser jogador de futsal, porque gostava de jogar à bola na escola. Fui para o futsal ainda mantendo um bocado na natação. Em 2014 o meu treinador foi a um campeonato do mundo e viu pessoas de baixa estatura a competir, ele sabia que eu morava em Mangualde, ele é encarregado do Pavilhão Municipal, e eu ia lá muitas vezes treinar ou jogar, e então ele foi falar com a minha mãe para dizer todos os benefícios que eu ia ter com a prática do atletismo. Eu fui à experiência e acabei por ficar.

 

Como é que foi estar pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos?

Foi uma experiência inesquecível. Eu não estava já muito a contar ir ao Rio [de Janeiro], claro que continuava a treinar. Foi a graças à exclusão dos russos dos Jogos Paralímpicos. Porque eu na primeira fase ainda não estava ainda convocado e quando se deu a exclusão dos russos abriram mais vagas para todos os países, e acabei por ir. Foi uma experiência que jamais esquecerei.

 

Qual é a importância que o seu treinador tem neste percurso?

Logo início se não fosse ele eu certamente não estaria no lugar onde estou. Para além disso, falamos muitas vezes, além de treinador atleta até somos mais amigos que treinador atleta. Temos várias conversas e às vezes a vida tem certos problemas, certas ocasiões, e desabafamos um com o outro. Mais que treinador e atleta somos amigos, e isso é muito bom.

 

 Em termos desportivos já sabe o que vai fazer em 2021?

Supostamente, haverá os Jogos [Paralímpicos] em 2021. Ainda tenho de fazer provas antes, mas ainda não há muita informação sobre que competições haverá. Estamos, neste momento, a treinar, não sabendo muito bem qual é o futuro, mas a treinar.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts