28 Set
Viseu

Desporto

Novo treinador do Tondela "tem muita experiência" e segue ideologia da SAD

por Redação

10 de Agosto de 2020, 18:03

Foto D.R.

CLIPS ÁUDIO

A contratação do espanhol Pako Ayestarán para novo treinador do Tondela é elogiada pelo comentador desportivo do Jornal do Centro, Rui Cordeiro. O técnico, de 57 anos, assinou um contrato válido por uma temporada com a SAD da equipa beirã. O anúncio foi feito esta segunda-feira (10 de agosto).

Ao Jornal do Centro, Rui Cordeiro admite que Pako Ayestarán é um técnico com “muita experiência” e que segue a ideologia da SAD. “Como [treinador] adjunto, já esteve entre os grandes clubes europeus. Creio que segue o enquadramento da ideologia e da forma de trabalhar da nova administração do Tondela”, refere.

O especialista lembra ainda a passagem de Pako Ayestarán pelo Benfica, onde integrou a equipa técnica de Quique Flores na época 2008/2009, e por alguns clubes de renome europeu, como é o caso do Liverpool ou do Valência, onde foi adjunto de Rafael Benítez e conquistou vários títulos.

“Lembro-me de quando Quique Flores assumiu o Benfica, houve um paradigma de mudança grande na preparação física e houve, na altura, uma reestruturação no departamento clínico. Foi nessa altura que houve uma grande alteração no clube da Luz. Lembramos que o Pako já trabalhou com Rafa Benítez no Liverpool e esteve sete anos ao serviço do Valência, dos quais três como adjunto e outros três como principal. É um treinador que já tem um currículo e passagens por grandes clubes”, sublinha.

Rui Cordeiro diz ter conhecimento de que os objetivos do Tondela para a próxima temporada são mais altos. Segundo o comentador, a equipa beirã vai querer lutar por ficar na metade superior da tabela classificativa da Primeira Liga. Para isso, admite que vai haver necessidade de arranjar jogadores com qualidade.

“As ambições são um pouco maiores. Passa por ter uma época muito mais tranquila e conseguir ficar a meio da tabela no final da temporada. Para isso, é preciso agregar uma equipa técnica de qualidade e trazer jogadores que possam trazer essa qualidade ao plantel. Se os objetivos mudam e passam para lutar pelos lugares cimeiros, temos de agregar jogadores capazes para conseguirem esse feito”, afirma.

O especialista adianta ainda que, à disposição de Pako Ayestarán, podem vir a estar vários jogadores de renome, provenientes de clubes com ligação à SAD do Tondela.

“Pelo que sei junto de fontes, os clubes que estão ligados ao grupo de investimento que detém o Tondela, este ano com esses clubes a lutar por outro tipo de objetivos nos seus campeonatos, obviamente que libertam para o Tondela esta disponibilidade a nível do fairplay financeiro, para poder obter jogadores por empréstimo com outro tipo de rendimento e qualidade. Este grupo de investimento consegue dispender, por si só, ao Pako Ayestarán jogadores de renome”, conclui.

Pako Ayestarán será apresentado oficialmente esta terça-feira (dia 11) em conferência de imprensa marcada para as 17h00.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts