24 nov
Viseu

Desporto

Vários pedidos de apoio ao desporto na tomada de posse do novo presidente da AFV

por Redação

31 de julho de 2020, 19:18

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

José Carlos Lopes é oficialmente o novo presidente da Associação de Futebol de Viseu (AFV). Tomaram posse esta tarde, sexta-feira, 31 de agosto, os novos orgãos sociais do organismo que tutela o futebol distrital. Nas primeiras palavras enquanto presidente, José Carlos Lopes, lembrou a obra do Centro de Treinos do Mundão, iniciada no mandato do anterior presidente, José Alberto Ferreira,  que quer concluir. Para isso, pediu a ajuda de todos, incluindo da Federação Portuguesa de Futebol, que se fez representar na cerimónia por Rui Manhoso, às autarquias e também ao secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

“Sendo uma fase difícil para toda a sociedade devido à pandemia da Covid 19, todos esperamos que setembro nos traga a normalidade possível, para concluir a nossa Academia do Futebol Distrital. Neste sentido, e mais do que nunca, contamos com o apoio de todos os presentes, nomeadamente, da Federação Portuguesa de Futebol, câmaras municipais e do senhor secretário de Estado, para a conclusão das obras”, apelou.

Almeida Henriques, presidente da autarquia de Viseu, enalteceu a obra que está a ser realizada pela Associação de Futebol de Viseu, e aproveitou para deixar um desafio ao secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

“Todos os anos os vários clubes acabam por, através dos apoios que lhes vamos dando, fazer melhoramentos nas infraestruturas e penso que há aqui uma dose de alguma imoralidade, que é no fundo os clubes, as associações, estarem a fazer investimentos em infraestruturas desportivas pagarem o IVA à taxa máxima. Isto dificulta muito o investimento. Quando estamos a falar de um investimento como o dos Leões da Beira ou do Dínamo Clube Estação,  estamos a falar entre 50 a 60 mil euros de IVA, que vão ser pagos pelos clubes”, salienta.

Almeida Henriques admite que “era uma boa medida para o próximo Orçamento de Estado, independentemente de sabermos que vai ser um orçamento difícil”.

Em resposta, João Paulo Rebelo assume que a sua “experiência enquanto membro do governo é de grupos de trabalho que têm tido resultados” e revela que recentemente “constituímos dois grupos de trabalho, num repto que foi lançado para pensarmos em questões de índole fiscal, onde evidentemente o IVA se enquadra”.

José Carlos Lopes tomou assim posse para presidente da Associação de Futebol de Viseu, num mandato que vai vigorar entre 2020 e 2024.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts