04 dez
Viseu

Região

Ensino superior: terceira fase arranca esta quinta-feira. Restam 256 vagas no IPV

por Redação

22 de outubro de 2020, 15:38

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

São 256 as vagas para a 3.ª e última fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, no Instituto Politécnico de Viseu (IPV). As candidaturas arrancam esta quinta-feira (22 de outubro) e vão prolongar-se até 26 de outubro. Os resultados são divulgados no dia 30, no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

A lista com as vagas para a última fase foi tornada pública esta quinta-feira.

Dos 31 cursos disponíveis no IPV, seis já não têm vagas para novos estudantes. Na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, abriram 100 vagas, distribuídas pelos cursos de Gestão Industrial, Tecnologia e Design de Mobiliário, Engenharia Civil, Engenharia do Ambiente, Engenharia Mecânica, todos com 15 lugares disponíveis. Seguem-se Gestão de Empresas em regime pós-laboral (5), Gestão de Empresas (2), Marketing (2) e, por último, Tecnologias e Design de Multimédia, com uma vaga.  

Já na Escola Superior de Educação de Viseu, há 45 vagas, repartidas pelo curso de Artes da Performance Cultural (24), Educação Básica (9), Artes Plásticas e Multimédia (8), Comunicação Social (3) e Educação Social, com uma única vaga.

A Escola Superior Agrária de Viseu disponibiliza 69 vagas. A opção de Engenharia Alimentar guarda 25 lugares, seguindo-se Engenharia Zootécnica (22), Engenharia Agronómica (21) e, em último, Enfermagem Veterinária, com a abertura de uma nova vaga.

Para os lados de Lamego, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, há 42 lugares divididos pelo curso de Engenharia Informática e Telecomunicações (15), Serviço Social em regime pós-laboral (10), Gestão e Informática (5), Gestão Turística, Cultural e Patrimonial (5), Secretariado de Administração (4) e Serviço Social (3).

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), a nível nacional, há 2.939 vagas disponíveis para a 3.ª fase de concurso. À semelhança da 2.ª fase, a maior parte dos lugares situa-se em cursos de institutos politécnicos, com 2116 das quase três mil vagas.

Na 2.ª fase, entraram quase 10 mil alunos (9.787), com mais de cinco mil a conseguir um lugar no ensino superior politécnico e 4.534 no ensino universitário.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts