29 out
Viseu

GERAL

Aplicações para ter uma vida mais tecnológica e sustentável

por Redação

11 de outubro de 2020, 08:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Já não é novidade que o futuro do planeta depende da consciencialização da população mundial. A tarefa não é fácil e o tempo cada vez fica mais escasso. As pessoas podem sentir-se pouco capazes e sem recursos na tentativa de salvar o planeta. Com o tema do aquecimento global na ordem do dia em todo o mundo, ficou mais visível (e urgente) a necessidade de agir com agilidade e rapidez. Existem imensas aplicações protetoras do ambiente e o conhecimento está cada vez mais acessível. A preocupação aliou-se à sustentabilidade e a tecnologia levou à criação de algumas aplicações móveis. Tratam-se de ferramentas que prometem ajudar as pessoas a viver uma vida melhor, com mais sentido e com comportamento sustentáveis. Conheça as seis apps “verdes” que deve descarregar e começar a utilizar na tentativa de melhorar o planeta.

 

IRECYCLE - Fornece ferramentas que permitem reduzir, reutilizar e reciclar com as dicas e conselhos para o reaproveitamento das matérias primas. Esta aplicação avisa como, onde e quando reciclar através da sua localização. Por outro lado, a iRecycle é uma plataforma educacional que visa informar sobre quais materiais e embalagens podem ser reciclados, com especial atenção para artigos com requisitos específicos, como aparelhos eletrónicos.

 

HOWGOOD - Já deve ter ouvido falar que somos o que comemos! Assim, a comida que escolhemos comprar não só afeta a forma como gerimos a nossa vida, como também tem impactos capazes de afetar o ambiente. A HowGood é uma app que permite digitalizar o código de barras presente nas embalagens, fornecendo informações do produto e dos seus componentes orgânicos. De forma sucinta informa se o produto é bom para a sua saúde e ambiente.

 

ZERO CARBON - Sinta-se útil e em conta ao fazer download desta app que funciona de forma semelhante às atuais pulseiras fitness, mas em vez de contar a quantidade de exercício e de calorias, regista o desenvolvimento das suas tarefas e o impacto que as mesmas têm na emissão de dióxido de carbono e de que forma pode melhorar os seus impactos no planeta.

 

JOULEBUG - Esta não é propriamente uma app informativa, mas também um jogo para dispositivos móveis. Trabalhar em prol de um estilo de vida mais sustentável pode tornar-se divertido com esta ferramenta, que pode ser utilizada por toda a família, até pelos mais novos. Com o JouleBug, cada vez que faz algo que prova ser útil à sustentabilidade, a aplicação recompensa o ato, com recompensas e pontos. Por exemplo, se utilizar sacos plásticos reutilizáveis ao invés dos tradicionais sacos de plástico quando vai às compras, ganha pontos! Também pode contabilizar o quanto poupa todos os anos. É perfeita para ter uma ideia dos seus hábitos e comportamentos e comprovar de forma efetiva o seu papel na responsabilidade social e ambiental.

 

TEMPO DE BANHO – Se é daquelas pessoas que exagera no tempo que passa na banheira, esta é a solução ideal para resolver esse problema. Este aplicativo aborda, de forma lúdica, o consumo consciente da água sempre que decide tomar banho. A plataforma funciona como um despertador, que avisa quando é hora de terminar o duche, com o intuito de economizar água. Se passar do tempo previsto, ele começa a tocar uma música irritante e barulhenta, até que desligue a torneira do chuveiro e silencie o seu smartphone.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts